Com uma mania de exibicionismo, oriunda de sua carreira em filmes anteriores, Peter Jackson distorce o que tinha tudo para ser uma grande realização. Não original, pois passagem pós-morte e ligação direta do céu já foram produzidas na telona. Mas a interessante situação interminada com o próprio assassinato, nem tanto. A mão pesada do diretor, porém, dá significados inteligíveis, exagero de imagens e, sobretudo, uma longuíssima duração a Um Olhar no Paraíso.
Além disso, há personagens aparentemente desnecessários e muito mal construídos. Fica claro que a adaptação do romance ganha um novo estilo e passa a ser somente uma base para o roteiro. O surto da mãe, vivida por Rachel Weisz, que abandona a família, e a menina com poderes psíquicos (que constrói uma relação estranha com o futuro namorado de Susie) são peças que não se encaixam no quebra-cabeça e deixam a história esburacada.
Stanley Tucci está bem, Saoirse Ronan prova sua evolução como atriz, mas cansa o espectador - não por culpa dela - com intermináveis feições e caretas de choro, principalmente. O excesso de narração é outro ponto negativo. A trama demora a se desenrolar e dá a impressão de que tudo deve ser explicado para que o público não se perca.
Jackson é maniqueísta demais. O filme soa "over" em pelo menos 80% de sua extensão. A tentativa de acertar com o dramalhão da libertação final também não engrena. Opinião, é evidente, de quem já discordava de muitos detalhes até ali.
Sai-se do cinema com a certeza de que o espiritismo foi posto à venda. Mas não era para ser assim. É justo que não possamos definir o que acontece após esta vida e o tema dá margem a boas discussões, mas, dessa maneira, é forçar a barra e empurrar goela abaixo.
Quanto age como líder de um thriller, entretanto, o diretor acerta a mão. As cenas da invasão da irmã à casa de Stanley Tucci, o vilão, são extremamente bem feitas, dignas de tensão à flor da pele mesmo. Na realidade, é tanta coisa e, ao mesmo tempo, nada que acrescente muito, que é duro se recordar do restante, para uma análise maior.
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