Saltar para o conteúdo

Artigos

7+ | Comédia Maluca

Com origem que remonta a comédias teatrais (como Muito Barulho Por Nada de William Shakespeare e A Importância de Ser Honesto de Oscar Wilde) as screwball comedies, ou comédias malucas, são comédias que pegam temas sociais (sexo, casamento, classes) e viram tudo de cabeça para baixo, criando mal-entendidos, confundindo os gêneros e explicitando a hipocrisia conservadora fazendo caírem máscaras usando como ferramenta o riso, utilizando do constrangimento e do embaraço cênicos, do anacronismo na caracterização dos personagens, dos diálogos em ritmo de trem descarrilado e outros elementos para mostrar o ridículo e o absurdo da nossa sociedade.

A forma que as produtoras encontraram para driblar o moralista código Hays - fazendo o que os críticos chamaram de "comédias sexuais sem o sexo", com os conflitos e discussões representando a tensão sexual - rendeu alguns dos filmes mais amalucados (e hilários) do cinema. Confira sete escolhidos pelo Cineplayers!

Quanto Mais Quente Melhor
07. Quanto Mais Quente Melhor (Billy Wilder, 1959)

As Três Noites de Eva
06. As Três Noites de Eva (Preston Sturges, 1941)

Núpcias de Escândalo
05. Núpcias de Escândalo (George Cukor, 1940)

Cupido é Moleque Teimoso
04. Cupido é Moleque Teimoso (Leo McCarey, 1937)

Sócios no Amor
03. Sócios no Amor (Ernst Lubitsch, 1933)

Este Mundo é um Hospício
02. Este Mundo é um Hospício (Frank Capra, 1944)

Levada da Breca
01. Levada da Breca (Howard Hawks, 1938)

Comentários (20)

Rafael Alves | sábado, 07 de Novembro de 2015 - 18:32

Lubitsch e Hawks dominaram esse tipo de comédia.

Augusto Barbosa | sábado, 07 de Novembro de 2015 - 21:26

Pra mim a melhor screwball é One, Two, Three. Ia até levantar a ideia da presença dele na lista, no lugar de Some Like It Hot, mas aí vi a ressalva do Brum, de que focaria na guerra dos sexos, rs.

Mas 'tô com o pessoal aê, colocaria His Girl Friday em vez de Bringing Up Baby. Ah, e Ladrão de Alcova no lugar de Sócios no Amor. São todos fodas, na verdade, então whatever.

Alex Paiva | domingo, 08 de Novembro de 2015 - 23:43

O artigo devi se chamar 7+: Hepburn/Grant

Faça login para comentar.