Saltar para o conteúdo

Artigos

Opinião: o cinema brasileiro na atualidade

Fui recentemente perguntado por um leitor sobre a qualidade atual de nossa filmografia - a qualidade do cinema brasileiro - na atualidade, vou deixar o texto de minha resposta logo abaixo.

Vou dar então minha opinião sobre o cinema nacional na atualidade. Chegamos em 2002 no auge da retomada que começou na segunda metade da década de 1990, obviamente o responsável por isso foi Cidade de Deus, que hoje é cultuado mundialmente.

O sucesso daquele filme foi muito importante, fez a indústria nacional adquirir uma auto-confiança necessária e os investimentos aumentaram. Hoje há espaço para muita gente fazer cinema, pequenos e grandes diretores. Enfim, como MERCADO, o cinema nacional está em seu grande momento. São muitos os sucessos ou quase-sucessos recentes, 2 Filhos de Francisco, Se Eu Fosse Você... Os filmes menores e bons, claro, não estão chegando à grande população, permanecendo obscuros em festivais nas grandes capitais e mesmo em DVD eles demoram uma eternidade para chegarem.

Em termos de QUALIDADE, tenho fortes ressalvas. Confesso que não tenho, aqui onde eu moro (cidade de interior de um estado que não faz parte da região Sudeste), não tenho acesso aos festivais. Então acabo vendo os filmes nacionais maiores no cinema e os menores e mais populares em DVD. Dessa amostragem, é possível identificar uma padrão: comédias românticas urbanas ou dramas sobre a pobreza. As comédias românticas são filmes leves, feitos com o único intuito de divertir, e não devem ser levadas muito à sério (no geral, elas têm quase a mesma qualidade dos produtos similares vindos dos Estados Unidos, ou seja, são medíocres). Já os dramas (chamo eles de "Os Filhos de Cidade de Deus", pois a grande maioria advém de seu sucesso) são produtos criados para tentar impressionar, com excesso de violência, linguagem crua e sexo. Isso, sinceramente, já cansou. São vários os exemplos, cito apenas alguns: Contra Todos, Madame Satã, Amarelo Manga, Cidade Baixa...

Enfim, falta VARIEDADE para nosso cinema realmente ser grande. Cadê os filmes de terror, suspense, ficção científica (dá para criar ficção científica com baixo orçamento, falta criatividade ou falta apoio para esse gênero), etc.? Uma filmografia nacional não pode ser bem vista sem ser completa. Então, há uma boa estrutura hoje? Há, mas apenas para as mesmas coisas? Há criatividade? Não, longe disso, na média a safra atual do cinema atual é, portanto, bem medíocre. Chegou num ápice em 2002 e de lá para cá vem caindo, caindo...

Comentários (0)

Faça login para comentar.