Saltar para o conteúdo

Artigos

II SINISTRO FEST 2023 - DIA 002 – 04/10/2023

Estraçalhador dia segundo

II SINISTRO FEST 2023 - DIA 2. Foto: Ted Rafael
II SINISTRO FEST 2023 - DIA 2. Foto: Ted Rafael

O segundo dia do SINISTRO FEST preconiza alguns elementos caros ao horror que se exemplificam nas 5 obras aqui citadas, e um dos principais pontos em comum dalgumas delas é o uso da violência extrema como forma de comunicação abusiva para com o expectador. A sensação de asco é ajambrada pelo gênero terror/horror para chocar de alguma maneira, e não existem terminologias absolutas que definam como esse choque irá ser contemplado por cada elemento que assista. Seja um riso de nervoso, uma virada de rosto, ou uma excitação sexual bruta. Não importa. Desde que não cause indiferença, a violência usada como mote narrativo funciona para passar diversas mensagens, e nada mais justo que os gêneros aqui supracitados carreguem essa idiossincrasia em vária de suas fitas escandalosas.

 The Old Man in The Rocking Chair (The Old Man in The Rocking Chair, 2022) . Foto: Divulgação
The Old Man in The Rocking Chair (The Old Man in The Rocking Chair, 2022). Foto: Divulgação

The Old Man in The Rocking Chair (The Old Man in The Rocking Chair, 2022) [horror - 20 min – EUA], de Eric Yoder. Sessão Labatut. Competitiva Curta Internacional.

Filme sobre um velho (Sr. Bava – referência mais óbvia impossível, além do investigador Lenzi) com visual de coisa velha. Uma homenagem invocada aos giallos italianos dos anos 70 majoritariamente. Com direito a um massacre visual e sonoro de referências graúdas a este subgênero. Desde o assassino misterioso de luva preta com faca na mão ao gore num pulsante sangue vermelho exagerado, como era de se esperar. E é uma delícia. Com direito a detalhes divertidos como o aspecto de película gasta na imagem, assim como o chiado característico das exibições no formato quando as cópias andavam muito gastas. O filme de fato sustenta-se nessas referências e busca ser uma grande homenagem, e faz isso sem nenhum tipo de pudor. O lance é divertir. E a competência com o qual se aplica é mais um trunfo – os usos de zooms-in dos anos 70 e um plano específico de uma faca sendo arrancada de um corpo enquanto reflete os olhos doutra vítima é sagaz às intenções e mostra a destreza narrativa do material. O gore é muito bem executado assim como o estardalhaço das músicas usadas de filmes tais quais Tenebre (Tenebre, 1982) – música das feras Claudio Simonetti, Fabio Pignatelli e Massimo Morantee –, Prelúdio para Matar (Profondo Rosso, 1975) – trilha sonora do Goblin e de Giorgio Gaslini – , ambas fitas dirigidas pelo grande mestre Dario Argento. O tesão pela faca e pela matança também está presente buscando compor uma atmosfera de mistério que quer chocar ao seu término com algum tipo de surpresa canalha.

The Sprayer (The Sprayer, 2022). Foto: Divulgação
The Sprayer (The Sprayer, 2022). Foto: Divulgação

The Sprayer (The Sprayer, 2022) [animação - 9 min – Irã], de Farnoosh Abedi. Sessão Labatut. Competitiva Curta Internacional.

Animação foda. Pós-apocalipse e nazismo, com direito a um maluco com farda indigna da SS nazi. Visa uma procura por uma salvação (na verdade uma tentativa desesperada) proveniente da suposta existência de uma planta qualquer que represente a recuperação do mundo, enquanto os escrotos pós-nazis querem manter a situação e buscam destruir quaisquer esperanças dessa procura citada. Sem diálogos, a fita foca em seu visual sensacional criado na velha, conhecida e sensacional técnica do stop-motion, que mantém seu charme propositivo. As escolhas visuais desse futuro aloprado lembram rapidamente os escombros em pesadelo de Mad Dog (Mad Dog, 2021), do Phil Tippett, mas sem o radicalismo óbvio deste último, mas segue a linha dos personagens mudos e mascarados tentando entender em que diabos eles se encaixam nesses restos de incivilidade futurista.

El Padrastro (El Padrastro, 2023). Foto: Divulgação
El Padrastro (El Padrastro, 2023). Foto: Divulgação

El Padrastro (El Padrastro, 2023) [animação - 12 min – Espanha], de José Casas. Sessão Quibungo. Competitiva Curta Internacional.

Animação brutal que versa sobre a vaidade do sujeito, e como a mesma pode de metamorfosear em doença e no quão podemos estar predispostos a conduzir-nos – de bom grado – a tal descalabro. A marreta do abuso das ideias. Aqui o mito de Narciso que dera origem ao termo narcisista aqui é quase feito como exemplo de almanaque. Com direito ao sujeito se olhando no espelho e mostrando-se apaixonado por si mesmo (como fizera narciso ao se ater ao próprio reflexo), e como prova braba disso ele ainda ensaia uma masturbação explícita enquanto se olha no espelho. É um preparo para o destroço gore a seguir, já que em seu tesão/desespero arranca a própria pele e vai se destroçando cada vez mais, percebendo que o seu amor por si mesmo está sendo visualmente dilacerado. Para além do debate antropológico a fita é destruidora, acelerada e com animação de traços grosseiros e funcionais com cores abusivas. E muita violência.  Hardcore e caótico. Uma beleza.

Himo (Himo, 2022). Foto: Divulgação
Himo (Himo, 2022). Foto: Divulgação

Himo (Himo, 2022) [horror, bodyhorror - 18 min – Finlândia], de Azh Boyzz, Teemu Saarinen e Ville Aittokumpu. Sessão Quibungo. Competitiva Curta Internacional.

Luxúria e o corte da caaaaarne. Aqui um bodyhorror frontal, com um sujeito a dividir sua existência com uma entidade de origem desconhecida que se abriga em sua barriga aberta e clama o tempo todo por carne (a humana parece ser muito bem considerada). Chega a lembrar a esquizofrenia suja de Basket Case (Basket Case, 1982), do Frank Henenlotter, e um esquema dos devaneios Videodrome - A Síndrome do Vídeo (Videodrome, 1983), do David Cronenberg – onde há o confronto entre criaturas simbióticas (com sebosidade muita envolvida) num e uma sebosidade visceral lisérgica pelo gore noutro. As escolhas visuais se destacam (em razão de aspecto 4x3 pra desenvolvimento de aprisionamento), como no bom uso do desfoque nalguns planos, como forma de se mostrar desorientação ou horror – e ambos em um ponto –, e no gore seboso pra cacete. A boca devoradora da carne em combate com seu hospedeiro, provocando uma luta de facas por domínio do corpo. E ter a personagem feminina a possuir também uma boca babona devoradora e num local especificamente sexual, é o dativus finalis desse material.

Amy & I (Amy & I, 2022). Foto: Divulgação
Amy & I (Amy & I, 2022). Foto: Divulgação

Amy & I (Amy & I, 2022) [horror - 17 min – Holanda], de Bastiaan Rook. Sessão Quibungo. Competitiva Curta Internacional.

Aqui temos o velho efeito do plano-sequência que quando bem engendrado causa um catarse e pertencimento intrigante, mas  noutros momentos que ele busca ser, mais do que qualquer outra coisa, devastador. O lance aqui é simples na cara, casal discute várias questões enquanto demonstram não se encontrar e que há algo escabroso que porventura possa acontecer. E acontece. A Câmera vai perscrutando esses personagens afim de entendê-los e em como a passagem de tempo e do espaço possa corroborar com a narrativa, enquanto se busca uma resolução implícita aos dramas de ambos – da mulher principalmente –, o que acaba é por se resolver da maneira mais abusivamente explícita. Um gore de susto, que tem seu peso por ser uma resolução de narrativa visceral demais. A resolução bruta que este conflito merece. 

 Texto para a cobertura do Sinistro. Artigo Festival II SINISTRO FEST 2023.

Comentários (0)

Faça login para comentar.