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Bangue-bangue à italiana

Duas das séries de coleções mais longevas da Versátil, Cinema Faroeste e Filme Noir, ganham um novo volume agora em abril, em companhia de outra inédita que parece também prometer continuidade. Cinema Faroeste – Vol. 3 e Filme Noir – Vol. 5 são ótimas continuações que valorizam dois gêneros essenciais no cinema americano. Junto delas temos Faroeste Spaghetti, primeiro box da Versátil dedicado à ramificação do gênero no cinema italiano.


O interessante nessa seleção de westerns é poder comparar as variações, semelhanças, influências e diferenças que ocorrem dentro do gênero, de acordo com seu país de origem. Enquanto a coleção Cinema Faroeste – Vol. 3 abrange os clássicos ianques, sendo considerados por André Bazin o cinema americano por excelência, Faroeste Spaghetti se foca obviamente na variação italiana marcada pela violência mais explícita e linguagem subversiva. Na primeira, voltamos a ver os nomes de Raoul Walsh e Budd Boetticher, os únicos mestres que até agora tiveram pelo menos um filme selecionado para cada volume da série, além de Robert Wise, Nicholas Ray, William Fraker e André De Toth. O destaque nesse combo vai para Quem Foi Jesse James (The True Story of Jesse James, 1957), exemplar revisionista de Ray, e Fibra de Herói (Buchanan Rides Alone, 1958), mais uma grande parceria de Boetticher com o ator Randolph Scott. Importante conferir os extras com depoimentos de Taylor Hackford e Bertrand Tavernier. 


A grande novidade do mês, o box Spaghetti, reúne em dois DVDs os títulos O Dia da Desforra (La Resa dei Conti, 1966), de Sergio Sollima; Dias de Ira (I giorni dell’ira, 1967), de Tonino Valerii; Cemitério sem Cruzes (Unde Cord, um Colt..., 1969), de Robert Hossein; e Tepepa (idem, 1972), de Giulio Petroni. O primeiro é considerado um dos maiores westerns spaghetti de todos os tempos, enquanto o segundo reúne no elenco os mitos Lee Van Cleef e Giuliano Gemma. Já o filme de Hossein tem roteiro de Dario Argento e dedicatória especial a Sergio Leone, o maior nome do faroeste italiano. Tepepa, talvez a maior pérola da caixa, conta com ninguém menos que Orson Welles no elenco e com trilha sonora do lendário Ennio Morricone. Importante frisar que os quatro títulos estão em versão integral restaurada e áudio em italiano, um trabalho muito minucioso e competente da Versátil, dada a dificuldade de encontrar qualquer filme do gênero no idioma original e em boa qualidade de imagem e som. 


Pulando do velho oeste para os centros urbanos, a coleção Filme Noir – Vol. 5 abrange seis filmes do gênero cuja personagem principal acaba sendo a própria cidade em que as histórias se passam. Nova York, Nova Orleans, Chicago, Los Angeles, Phenix City e San Francisco ganham um contorno sombrio e corrupto sob as lentes de Jules Dassin, Elia Kazan, John H. Auer, André De Toth, Phil Karlson e Don Siegel, respectivamente. Grande pérola da caixa, A Cidade que Não Morre (City that Never Sleeps, 1953) conta com uma narração feita pela própria cidade de Chicago, e resume bem a ideia da coleção. Destaque também para O Sádico Selvagem (The Lineup, 1958), que traz um Don Siegel em ponto de bala antecipando algumas ideias para o seu icônico Dirty Harry, além de contar com uma espetacular sequência de perseguição. 

Não esqueçam de conferir também o segundo volume da coleção Essencial, desta vez dedicada ao mestre Dario Argento, um box com dois discos blu-ray reunindo Prelúdio Para Matar (Profondo Rosso, 1975) e Suspiria (idem, 1977), três horas de extras, imagens restauradas em alta definição e um cartaz para cada filme. Até o próximo mês!


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