Saltar para o conteúdo

Artigos

Filmes da temporada de prêmios 2008-2009

Agora que terminou o verão no Hemisfério Norte, é tempo de guardar a pipoca que acompanha os blockbusters e tirar os lenços para a temporada de outono, a que se convencionou chamar de mais "adulta" e de filmes que almejam vencer prêmios. A seguir uma coletânea dos filmes americanos que vão invadir os cinemas com muito espalhafato para em seguida perder miseravelmente na bilheteria para qualquer bobagem romântica ou comédia teen de mau gosto que será lançada no mesmo fim de semana.

Queime Depois de Ler
Comédia dos irmãos Coen após o Oscar de Onde Os Fracos Não Têm Vez que fecha a "Trilogia dos Idiotas", que começou com E aí, Meu Irmão, Cadê Você? e seguiu com O Amor Custa Caro. George Clooney, Tilda Swinton, Brad Pitt, John Malkovich e Frances McDormand estrelam esse filme que teve recepção bastante morna no Festival de Veneza, no qual foi o filme de abertura.

Vicky Cristina Barcelona
Woody Allen filma Scarlett Johansson pela terceira vez nessa comédia em que Javier Bardem e Penélope Cruz fazem o casal espanhol em eterna briga por conta da tara sexual dele em comer tudo quanto é mulher. Na estréia no Festival de Cannes, muita decepção.

Miracle at St. Anna
Spike Lee tenta mais uma vez reerguer sua carreira e para tanto joga pesado: um filme passado na Segunda Guerra Mundial. Conta a história de um regimento inteiramente formado por negros numa aldeia italiana. O cineasta acusou Clint Eastwood de haver subestimado a presença dos negros no exército americano e essa é a sua resposta, provavelmente verborrágica e ressentida, como é o caso do cineasta, ao díptico de Eastwood sobre a batalha no Japão.

Rede de Mentiras
Ridley Scott dirige Leonardo DiCaprio e Russel Crowe nessa história de espionagem em que um agente da CIA vai à Jordânia matar um dos líderes da Al-Qaeda. O trailer foi censurado por excesso de violência. Roteiro de William Monaham, de Os Infiltrados.

W.
Oliver Stone conta a vida de George W. Bush dos tempos de alcoólatra e estudante medíocre até a sua chegada à Casa Branca. Com Josh Brolin, Elizabeth Banks, James Cromwell e Ellen Burstyn, é o que filme que mais deu o que falar nos festivais por quais passou.

Chalenging
Clint Eastwood dirige Angelina Jolie nesse drama passado na Los Angeles de 1928, em que uma mãe recebe de volta o filho supostamente desaparecido anos antes. A crítica elogiou bastante e Eastwood venceu um prêmio especial no Festival de Cannes, enquanto muitos pensavam que ele venceria o prêmio máximo.

Sagan
Para quem conhece a cultura francesa, a filmografia de Françoise Sagan, a autora de "Bom Dia, Tristeza", morta em 2005, é uma versão condensada de uma série em dois episódios exibida no verão na França pela TV e que será lançada no cinema por obra e graça de Luc Besson.

Austrália
Baz Luhrmann traz os australianos (como ele) Nicole Kidman e Hugh Jackman para seu universo barroco e esquizofrênico, sete anos após a extravagância de Moulin Rouge - Amor em Vermelho – Luhrmann esteve envolvido por anos na produção de um filme sobre Alexandre, o Grande, que nunca chegou a ser filmada. O fime é passado na Segunda Guerra Mundial, sobre uma aristocrata inglesa fria e arrogante que se apaixona por um "homem da terra".

Crepúsculo
Os adolescentes que amam os livros dos vampiros teens poderão ver o primeiro da série escrita por Stephenie Meyer chegar às telas. Fenômeno cultural em vários países, deverá ter sua horda de fanáticos bastante aumentada caso consiga sucesso na tela grande, nesse que deverá ser o grande lançamento pop de consumo do outono.

Milk
Gus Van Sant dirige Sean Penn interpretando um gay, no caso o primeiro prefeito abertamente gay de San Francisco, Henry Milk, assassinado por um colega em 1978. O filme já foi a base de um documentário vencedor do Oscar há 25 anos. Uma constelação de atores de peso estão nos papéis coadjuvantes, como Josh Brolin, Emile Hirsch e James Franco.

007 - Quantum of Solace
Daniel Craig dá vida a mais um episódio da série James Bond, agora com subtexto ecológico, pois o assassino quer se apossar de todos os recursos naturais do planeta. O interessante é que o diretor chamado para dirigir a franquia é Marc Foster, de Em Busca da Terra do Nunca e A Última Ceia.

Un Conte de Noël
Arnaud Desplechin, depois de Reis e Rainha, armou-se de seu ator fetiche, Mathieu Amalric, Catherine Deneuve e a filha, Chiara Mastroiani, para esse acerto de contas familiar obrigatório em todo fim de ano, quando a família se junta e começa a trocar farpas. Prêmio especial no Festival de Cannes a Catherine Deneuve, que faz a mãe desnaturada que detesta a filha.

The Soloist
Joe Wright, o enfadonho e empolado cineasta por trás de Desejo e Reparação e Orgulho e Preconceito, juntou Jamie Foxx, Robert Downey Jr. e Catherine Keener para filmar a autobiografia do jornalista Steve Lopez, do Los Angeles Times, que resolveu abrigar um sem-teto louco (Foxx), pois viu nele um grande virtuose da música. Tema bastante adequado ao estilo melodramático do cineasta.

Revolutionary Road
Sam Mendes, depois do fracasso de Soldado Anônimo, reuniu Leonardo DiCaprio e Kate Winslet pela segunda vez 11 anos após Titanic nessa história passada nos anos 50, no pós-guerra, sobre um casal que resolve contestar a moral vigente. Muita iluminação pesada e afetados movimentos de câmera é o que se pode esperar do cineasta de Beleza Americana, um dos maiores diretores teatrais da Inglaterra, aparentemente perdido em Hollywood.

The Curious Case of Benjamin Button
David Fincher dirige Brad Pitt mais uma vez (depois de Se7en - Os Sete Crimes Capitais e Clube da Luta), ladeado de Tilda Swinton, Cate Blanchett, Julia Ormond e Elias Koteas, na estranha história do homem que nasceu velho e foi rejuvenescendo durante toda a vida, escrita nos anos 20 por F. Scott Fitzgerald.

Frost/Nixon
O esforçado Ron Howard traz Sam Rockwell, Frank Langella, Michael Sheen, Rebecca Hall e Kevin Bacon na história do jornalista britânico David Frost que entrevista o presidente americano Richard Nixon quatro anos após o escândalo de Watergate, que levou o político à renúncia. Roteiro do excelente dramaturgo inglês Peter Morgan (A Rainha), que foi disputado à tapa em Hollywood (Martin Scorsese, George Clooney, Mike Nichols e Sam Mendes, todos tentaram ficar com o projeto). Langella e Sheen já fizeram os papéis no teatro tanto em Londres quanto em Nova York.

Operação Valquíria
Bryan Singer dirige Tom Cruise, Bill Nighty e Kenneth Branagh nesse drama passado na Segunda Guerra Mundial sobre um coronel da Resistência que bolou um plano para matar Hitler. Por conta da montanha de fofocas desde que a foto de Cruise como oficial nazista surgiu, é um dos filmes mais falados dos últimos tempos, seja pelas bizarrices de Tom Cruise e as qualidades protéicas das placentas, a resistência dos alemães à filmagem, roubo e destruição de negativos (as cenas tiveram de ser refilmadas num caso de espionagem industrial que foi parar na polícia), figurantes que se machucaram e processaram os produtores, adiamentos do lançamento, atrasos e, visto ao fracasso da primeira cópia nas sessões de teste, tudo foi reeditado.

Valsa com Bashir
O desenho animado será lançado em todo o mundo após o sucesso em Cannes. De estranhas, belas e punjentes imagens, o filme conta a história de um soldade israelense que sai à procura de si mesmo depois de ter sido vítima de um traumatismo craniano que lhe apagou as memórias dos últimos 20 anos passados no Líbano, quando ele também era soldado.

Comentários (0)

Faça login para comentar.