Saltar para o conteúdo

Críticas

Cineplayers

Uma longa campanha marqueteira.

3,0

Por parte da parceria entre Owen Wilson e Vince Vaughn, que já nos castigaram tanto em seus trabalhos individuais e agora se unem mais uma vez depois de Penetras Bons de Bico (Wedding Crashers, 2005) para provar a eficiência infalível da lei de Murphy, já era de se esperar algo no máximo chato. Ou talvez não esperar nada, tanto faz. Por parte da sinopse sobre dois quarentões abestados que disputam uma vaga nos paradisíacos acomodamentos de trabalho da gigante Google (como tobogãs, restaurantes diversos, redes para descanso) dava para esperar algo ao menos dinâmico. Na balança, o lado ruim obviamente pesou, mas o mais frustrante de Os Estagiários (The Internship, 2013) é ver que Wilson e Vaughn são o menor dos problemas da equação, por incrível que pareça.

Na era digital, da internet e das redes sociais, o cinema vem timidamente fazendo sua parte em documentar a vida moderna, seja David Fincher com o seu aclamado A Rede Social (The Social Network, 2010), ou mesmo Ashton Kutcher procurando se afirmar como ator sério ao interpretar o fundador da Apple em jOBS (idem, 2013), passando por Brian De Palma e seu Guerras Sem Cortes (Redacted, 2007), até os obrigatórios trabalhos didáticos sobre as maleficências do uso indevido dos recursos modernos, como Confiar (Trust, 2010). Mesmo no terreno do terror, Wes Craven já se aventurou pelo tema ao ressuscitar, repaginar e adaptar sua famosa cine-série para a nova geração com Pânico 4 (Scream4, 2011), em que o psicopata desta vez escolhe matar suas vítimas em tempo real, ao vivo na internet.

Claro que cedo ou tarde pessoas como Vince Vaughn e sua trupe de amigos que amam fazer filmes juntos para se divertir e ganhar rios de dinheiro logo se interessaria pelo tema. Em seus filmes recentes, Vaughn sempre interpreta o trintão/quarentão que não soube crescer e se adaptar à vida adulta, assim como Owen, Adam Sandler, Luke Wilson, Will Ferrell e cia. No caso de Os Estagiários, temos o acréscimo da discussão de um tema bastante relevante, sobre os profissionais que não conseguiram acompanhar o avanço da tecnologia e hoje ralam para se manter no mercado de trabalho, ou sobre a nova geração de trabalhadores jovens a atuar em cargos importantes de grandes empresas, apesar da relativa inexperiência de vida, ou sobre a competitividade cada vez mais acirrada para a conquista de bons cargos empresariais. Principalmente, rodear o tema mais pertinente, sobre a estratégia de muitas empresas em tornar o ambiente de trabalho extremamente confortável e prazeroso para assim manter seus funcionários por mais tempo em serviço.

Mesmo fadado ao excesso de piadinhas idiotas e a inerente falta de timing cômico de seus atores principais, Os Estagiários poderia se mostrar uma obra interessante – obviamente, não ao nível de discussão de um A Rede Social, mas com certeza o suficiente para não avacalhar com tudo. No entanto, a ideia de ambientar um filme dentro da empresa mais cobiçada por quase todo mundo do ramo, é aproveitada apenas para puro marketing e se transforma num projeto institucional. Seria inocente pensar que as propagandas seriam evitadas, mas não há uma única piada entre toda a produção que se atreva a cutucar a Google, ou satirizar saudavelmente com o poder da marca. Tudo ali é claramente controlado para não ofender ninguém e propagandear o mais famoso site de buscas do mundo e todas as suas marcas filiadas, tanto que o roteiro foi revisado clinicamente pela empresa antes de ser aprovado.

Não tendo com o que fazer piada, a dupla recorre aos velhos truques e macaquices que não arrancam mais que um sorriso amarelo, e o mote volta a se resumir na já desbotada, surrada, esgotada e apodrecida retratação da geração de adultos que não souberam amadurecer e crescer, vide Gente Grande (GrownUps, 2010). Ninguém melhor do que Vince Vaughn e Owen Wilson para falar disso, por serem autoridades e exemplos absolutos de caras que passam a vida atrás de farra, se divertindo e relembrando os momentos de glória do colegial e da faculdade. E para quem não aguenta mais assistir a essa reciclagem, e só está curioso em conhecer um pouco mais sobre o interior de uma das maiores empresas do mundo, Os Estagiários garante o serviço completo e nos apresenta uma interminável propaganda de duas horas sobre as maravilhas de se trabalhar no paraíso.

Comentários (7)

Raphael da Silveira Leite Miguel | sábado, 07 de Setembro de 2013 - 13:13

Só mesmo o tema para criar algum interesse pra mim, pois por essa e várias outras críticas na internet, parece fraquinho demais, só a dupla Owen Wilson e Vince Vaughn parece fazer algo menos tosco.

Depois que ví uma piadinha com Harry Potter no trailer, senti vergonha...

Daniel Mendes | sábado, 07 de Setembro de 2013 - 13:28

Bons atores e Penetras Bons de Bico é mt bom!

eduardo luiz teixeira | sábado, 07 de Setembro de 2013 - 21:53

"Penetras" é bem divertido! Gosto bastante dos atores tbm.

Faça login para comentar.