Saltar para o conteúdo

Críticas

Cineplayers

Ora, ora... a subversão de uma obra.

6,0

Na onda de readaptações ou readequações de contos de fadas – essa tão explorada nova mania hollywoodiana –, Malévola surgiu para sanar a curiosidade do público que manteve até seu lançamento uma expectativa imensurável a cerca da história desta vilã tão aclamada. Nessa onda mencionada constam Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, 2010), Branca de Neve e o Caçador (Snow White and the Huntsman, 2012), Oz: Mágico e Poderoso (Oz: The Great and Powerful, 2013), Jack - O Caçador de Gigantes (Jack the Giant Slayer, 2013) e o horrendo João e Maria: Caçadores de Bruxas (Hansel and Gretel: Witch Hunters, 2013). Há um universo belo e mágico com um teor sombrio usual investido nessa narrativa frágil. Juntamente a competentes efeitos e menções honrosas ao clássico, o filme contrasta a história original. E assusta o quanto se revela piegas e pouco inventivo diante um universo de possibilidades fantásticas. Felizmente resta ao filme o carisma de Angelina Jolie. Se não fosse por isso, pouca coisa sobraria.

O diretor estreante Robert Stromberg, um profundo conhecedor de efeitos visuais – são dele os efeitos de O Labirinto do Fauno (Laberinto del Fauno, El, 2006), Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (Pirates of the Caribbean: At World's End, 2007) e As Aventuras de Pi (Life of Pi, 2012) –, retoma um clássico e pressupõe uma releitura. O conto A Bela Adormecida ganha novos adornos, um viés mais rebuscado, sombrio e aventureiro a partir daquela que jogou a maldição do sono eterno sobre a bela princesa Aurora. O roteiro explora profundamente os motivos pelos quais Malévola tomou decisões que lhe fizeram, dentro do imaginário popular, uma vilã. Conhecemos aspectos de sua história, sua doçura, seu respeito com a natureza e a posição de cada um dentro dela, sua brandura e seu amor. Esse último converteu-se em seu tormento. O brilho bucólico dos campos e jardins ganharam sombras quando o símbolo de seu eu fora mutilado.

Tal interpretação implicou em mudanças consideráveis, o que não é nenhum problema. A arte do cinema dá margens para tais modificações. O próprio conto original alterou-se comparado a versão da Disney lá de 1959. Aqui são várias alterações, algumas de enorme relevância e outras triviais. Obviamente, a história se modela a partir de uma protagonista alternativa, vivida com entusiasmo por Angelina Jolie. É sobre ela que o roteiro se debruça, ignorando outras ações. É impossível não notar a desconsideração com outros personagens, o sabotamento das 3 fadas que cuidam de Aurora quando ela simplesmente desaparece passando muito tempo com quem lhe amaldiçoou; ou com relação ao sono profundo, o grande vilão dessa história, que não tem magnitude quando finalmente acontece. São aspectos simples ignorados que cortam as asas do filme impedindo-o de alçar vôos que acrescentariam ou engrandeceriam a obra.

É pura verdade que é um prazer assistir o filme. Seu visual plástico encanta e empolga, o som e a trilha seguem o mesmo ritmo fortalecendo a experiência de acompanhar a história e descobrir os motivos pelos quais Malévola abandonou aquele ímpeto jovial e sonhador do início. Essa é uma sacada que garante a afeição do público, juntamente outros recursos com personagens e gags que transformam aquele reinado abarrotado de tantas tensões em possível captador de singelos momentos de humor. Nada é gratuito, o investimento seguiu a fórmula mais carimbada do estúdio, o que costuma dar certo sem ousadias, até que chega seu ato final e uma novidade é alcançada com certo louvor. Mas quem não previu que pudesse ser como foi já no início da segunda metade do filme?

O que assistimos é, definitivamente, um estupor visual dos mais significativos sobre uma potencial história desperdiçada. Um ode aos papeis femininos os quais a Disney vem ressaltando com bastante força. Travestido de conto de fadas convencional, esse emerge das sombras criativas, mas não dá mais do que alguns suspiros. O ótimo Sharlto Copley vive um Rei Stefan caricatural, enquanto Elle Fanning sorri em demasia com sua cândida Aurora. Angelina Jolie tem alguns grandes momentos, muito mais pelo carisma do que por uma interpretação absolutamente marcante. Viver Malévola deve ter sido um deleite para a atriz. É interessante vê-la encarnar alguém que zelou dedicadamente pelo outro como uma mãe que não teve a oportunidade de conceber um filho, ao contrário de sua vida pessoal admirável. Fica até alguma lição sobre formas de amor, sem normas e sem máculas, inevitáveis e precisas diante condições essencialmente humanas que longe dos contos de fadas compartilhamos.

Comentários (19)

Kennedy | segunda-feira, 09 de Junho de 2014 - 10:51

O filme tem um início enjoadinho, confesso. Mas depois vai ganhando certa fluidez, mesmo que determinados personagens (as fadas, principalmente) sumam do nada. Toda a visão anti-maniqueísta da estória é seu maior forte. Angelina Jolie atuou bem, já que aparentava estar bem canastrona. Os efeitos visuais também estão muito bons, até mesmo em 3D, que artificializa os efeitos visuais. O problema do 3D foi que em determinadas cenas, difícil fica enxergar o rosto de alguns personagens.

Osmarina Cerqueira Souza Farias | sábado, 28 de Junho de 2014 - 00:11

O filme quebro a regra de princesa, príncipe, beijo e o casal vivendo feliz para sempre. Meio que esperava mais do filme, acho pelo trailer dava a impressão que a Angelina Jolie iria taca o terro o filme todo, mas não foi bem assim. Em comparação com a verdadeira historia narrada por desenho pela disney, fiquei meio decepcionada com as fadas, ainda mais porque elas me irritavam toda vez que apareciam em cena (todas as 4 vezes ), fiquei loca pelo fato da Malevola não se transforma no dragão e o príncipe me deu vontade de bater a cabeça na parede. Fui pra ver uma coisa mais sombria, já que era a versão da Malevola, não pra ver uma mulher com dor de cotovelo por ser chifruda (literalmente e metaforicamente), que tinha asinhas (transformaram-na em uma fada, não sei por quê), chegou uma hora que eu pensei que ela ficou mais bolada pelas asas do que pelo "amor da vida dela".

VINICIUS LOURENCO LINHARES | quinta-feira, 03 de Julho de 2014 - 17:34

De fato, o apelo do filme se concentra no aspecto estético, ao passo que o enredo é bem frágil e sem profundidade. Vale a pena assistir apenas pelo apelo visual.

Faça login para comentar.