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Críticas

Cineplayers

Mais um filme monótono sobre a vida monástica.

4,0

Não são poucos os filmes que tratam da vida monástica e clausural. De clássicos recentes como O Nome da Rosa (The Name of The Rose, 1986) até outros mais antigos, como A Religiosa (La Religieuse, 1966) e Marcelino Pão e Vinho (Marcelino, Pan y vino, 1955) com direito a passagens no cinema exploitation como A Noite do Terror Cego (La Noche Del Terror Ciego, 1972) e Satanico Pandemonium (idem, 1975) e o polêmico Os Demônios (The Demons, 1971) de Ken Russell, várias obras já exploraram um pouco sobe a vida dessas pessoas que vivem dedicadas a uma entidade superior, negando o contato com o mundo exterior em nome de um único ideal.

A repressão constante costuma ser origem do conflito da maioria desses filmes: mesmo filmes produzidos sob a mão pesada de Hollywood, como Uma Cruz à Beira do Abismo (The Nun’s Story, 1959), tratavam desse embate constante entre vontade e rigidez. Os anos sessenta e setenta foram especialmente dramáticos nesse filão ao acentuar o lado sexual da questão – e os filmes sobre devotos que enfrentavam o desejo foram produzidos tão freqüentemente que inspirou até uma hilária paródia em um dos trailers falsos da comédia Trovão Tropical (Tropic Thunder, 2008), onde Robert Downey Jr. e Tobey Maguire estão impagáveis como dois monges que sentem uma forte atração um pelo outro.

A citação ao filme de Ben Stiller pode parecer, mas não é gratuita: O Monge concentra, justamente, todos os clichês que eram satirizados no início do filme. Vincent Cassel interpreta Ambrosio, um monge que cresceu na vida monástica após ter sido abandonado ainda bebê na porta do mosteiro. Portanto, ele não conhece outra vida e é um modelo de inspiração para seus colegas e o favorito dos sacerdotes mais velhos, por sua dedicação, inteligência e talento na oratória.

A cena inicial já define o resto de todo o filme: um homem do qual não vemos o rosto confessa as maiores sujeiras para ele, sobre manter relações sexuais com uma sobrinha bem mais nova. O monge apenas as ouve. Ambrosio então é questionado se ele está tão acima dos outros, se não é, ele mesmo, um pecador. Mas mantém-se em silêncio.

Após a rápida apresentação – e é impressionante conseguirem fazer na Velha Europa uma misé-en-scene tão pouco naturalista – esclarecida pela narração em voice over para que não restem dúvidas que aquele menino deixado à porta do convento é, de fato, o homem de tantos anos depois, o conflito logo se mostra em torno da culpa acerca da delação de uma freira que escondia um segredo da madre superiora de seu convento, da entrada de um noviço misterioso no monastério e na obsessão que tem por um sonho onde sempre vê uma mulher de véu.

Sem fio narrativo consistente, O Monge logo se perde em todos os clichês esperados nesse tipo de filme – os padres mais velhos que minimizam a angústia dos reclusos protagonistas, os símbolos crescentes de tentação, os personagens que são agentes provocadores. A trama esquemática demora para engrenar de vez – a revelação de uma surpresa e a materialização do sonho na vida real demoram para entrelaçar-se, mas logo deixam, de vez, exposto o conflito de origem sexual que Ambrosio está enfrentando. O monge descobre logo que também é carne.

A direção de Dominik Moll perturba por uma indecisão na unidade de linguagem do filme. Há cortes articulados feitos em determinadas elipses por meio de “máscara” (o famoso círculo que se fecha) que não se repetem por grande parte do filme. Os cenários naturalistas encontram obstáculo em cenas com uma computação gráfica obviamente falsa. Alguns momentos de tensão são resolvidos com incrível rapidez enquanto outros são dilatados além da conta.

O timing truncado e a perdição entre cosméticas de pós-produção, filmagem com filtros e tantos recursos acabam produzindo uma obra disforme e desconfortável. É óbvio que dada a temática, abordagem adulta e roupagem para um nicho de mercado específico, destinam o filme a um tipo determinado de público. Mas atirar para tantos lados acaba criando uma obra, no final, facilmente esquecível, frente a tantas obras sobre o assunto tão mais relevantes – tanto esteticamente quanto dramaturgicamente. No arco final, uma relação forçada com a primeira cena admite a entrada da possibilidade de um tom sobrenatural que não existira o filme inteiro – e que acaba, assim, suspenso no ar.

Com poucos méritos a serem realmente destacados – a atuação de Cassel empresta certo vigor à obra, com o seu trabalho atento à voz e postura e certas seqüências no final que poderão agradar quem gosta de possibilidades estéticas mais “orgânicas”, feitas no set, do que “digitais”, feitas na sala de montagem – O Monge definitivamente não se destaca entre os lançamentos desse ano. Mas, para quem acha o tema interessante, vale pela curiosidade.

Comentários (1)

Polyanne Souto de Brito | domingo, 21 de Outubro de 2012 - 23:22

Gostei da crítica. Acabei de ver o filme no cinema. Achei ele fraquinho mesmo, mas até que passou rápido! o/ 😉

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