Saltar para o conteúdo

Críticas

Cineplayers

Apesar de uma ou outra piadinha inspirada, é apenas mais uma comédia policial sem nada de novo a relatar.

4,0

Poderia ter sido muito pior, mas até que Operação Limpeza, mesmo com seu título desprezível, entretém. Apesar de ser mais uma comédia policial com ação, mulheres sensuais e roteiro totalmente estúpido, o filme, que traz Cedric the Entertainer no papel principal, rende risadas razoáveis e leves. O problema é que chegou em um momento ruim aos cinemas brasileiros, onde os filmes importantes das premiações de final de ano nos Estados Unidos ainda estão dominando as salas, e certamente este passará desapercebido para muitos. De certa forma, o formato DVD tem muito mais a cara do filme.

O roteiro intrincado fala de um sujeito que acorda ao lado de um federal morto e de uma maleta lotada de dólares. Sem memória. A partir daí, bandidos e mocinhos vão atravessar seu caminho, incluindo uma femme fatale, Nicollette Sheridan, incrivelmente sensual; e uma agente disfarçada, Lucy Liu, em um papel que está mais do que acostumada a fazer, desde que obteve sucesso com o tipo em As Panteras. A bagunça é generalizada, às vezes as situações são forçadas e irritantes (a apresentação com o grupo folclórico holandês); outras são bem divertidas (a cena sensual com Nicollette Sheridan de langerie); e a maioria simplesmente está lá para constar e aumentar o rolo do filme, sem grande utilidade.

Os coadjuvantes são de uma generalização sem tamanho. Bandidos sem personalidade, empunhando armas sem personalidade e com falas sem personalidade. Ok, no finalzinho Mark Dacascos dá um showzinho de artes marciais muito interessante. Também há algumas piadas non-sense (a maioria involuntária) que trazem um valor maior a algumas cenas, embora nenhuma mereça citação especial. Mas é só! Não me importaria se o filme houvesse abandonado a “história” principal para mostrar mais de Lucy Liu e Nicollette Sheridan.

O diretor Les Mayfield já tinha experiência no gênero com O Cara (2005) e Blue Streak (1999), aquela comédia policial com Martin Lawrence que agora passa de vez em quando na televisão aberta. Não há evolução alguma em relação a esses filmes, embora haja um esforço aparente para tentar criar situações engraçadas. Cedric the Entertainer tem sua chance como protagonista, mesmo em um filme menor como este, e fez um trabalho decente. O bom de seu papel aqui é que ele consegue não ser extremamente racial (como Lawrence, por exemplo). Embora haja piadinhas sobre “brancos” e “negros”, elas ficam quase sempre em segundo plano.

Você pode muito bem esperar para ver Operação Limpeza quando sair nas locadoras. Pode até esperar para que saia na televisão a cabo ou, finalmente, na televisão aberta. Na realidade, pode passar batido pelo filme. Apesar das piadinhas divertidas e dos momentos razoavelmente inspirados, não há nada que realmente faça valer maior atenção. É isso!

Comentários (0)

Faça login para comentar.