Os irmãos Safdie começam a ter uma cara, uma assinatura com essa linguagem suja da cidade. Assim como 'Good Time' (2017), a referência a Scorsese é bem clara principalmente por 'Depois de Horas' (1985). Seus personagens no sub-mundo, no esgoto da metrópole, com atitudes a margem da sociedade impõem uma correria no ritmo do filme acompanhada de uma incansável trilha sonora, que se estende na cena mais do que o convencional e quer fazer barulho maior do que estamos acostumados a ouvir.
São histórias que tem um desfecho trágico, mas esperado por quem acompanha as atitudes desses protagonistas. Não existe lição de moral, ou algo que demonstre arrependimento por parte desses personagens. Eles sabem exatamente o que estão fazendo e escolheram correr esses riscos. Aqui, o maior motivo para isso é a ganância de Howard.
Apesar de ter uma casa de luxo, uma vida de alta classe que sustenta para sua mulher e os filhos, nada é suficiente para Howard que busca mais por estar sozinho. Por suas ambições não terem companhia, apenas ele e o lucro. Nada do que promete, garante se cumpre. Enrola a todos a todo tempo e sempre parece estar nervoso tentando contornar a situação. Que trabalho de Sandler.
O envolvimento com a elite, com as celebridades, principalmente Kevin Garnett, pode parecer meio caricato demais, mas gosto muito de ver essa ganância não sendo exclusividade apenas desses apostadores e trambiqueiros.
Sua mulher não tem voz aqui, até porque Howard não dá ouvidos a ela, mas seu desenvolvimento e de seus filhos não ocorre. O único momento é quando temos a constatação do desprezo de sua própria mulher por ele, e como aquele seu casamento se mantém apenas para os filhos e para a vida que levam. Já de sua amante, Julia (Fox) mostra bem a relação de interesse, de um envolvimento graças a riqueza que para Howard e até para ela se desenvolve mais do que o esperado. São pessoas parecidas por se moverem apenas quando podem ganhar algo em cima, e a sinceridade de Júlia ao dizer que Howard sabia no que estava embarcando quando começou a se relacionar com ela sintetiza isso. Sendo dessa maneira, Julia, a única pessoa em que ele confia e que o trata bem.
O final era esperado, mas assusta ver como Howard é cego para a vida quando dinheiro está na frente dele ou na possibilidade de se concretizar. A parte dos vilões, que são alguns lesados por Howard e não aguentam mais suas desculpas, são aqueles vilões convencionais. Senti falta de uma originalidade maior para esse núcleo também.
Uncut Gems se trata de mentiras, promessas vazias. De individualidade, egoísmo. De uma história não tão forte e não tão desenvolvida como poderia, mas que agrada e muito por vermos uma linguagem de dois novos diretores se formando, e trazendo uma transgressão sem autocrítica muito bem-vinda atualmente.
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