- Direção
- Alexander Payne
- Roteiro:
- Alexander Payne (roteiro), Jim Taylor (roteiro), Rex Pickett (romance)
- Gênero:
- Drama
- Origem:
- Estados Unidos, Hungria
- Duração:
- 123 minutos
- Prêmios:
- 62° Globo de Ouro - 2005, 77° Oscar - 2005
Lupas (24)
-
Payne mais uma vez consegue muito bem unir comédia e drama. Paul Giamatti em mais uma excelente atuação. Thomas Haden Church e Virginia Madsen também tem ótimas atuações. Já Sandra Oh está um pouco abaixo até porque sua personagem é a com menos desenvolvimento dos quatro. Direção e roteiro são ótimos. Se o filme tem problemas é no ritmo que torna o filme um pouco cansativo e também não tem uma trilha marcante. Mesmo com esses problemas é um ótimo e divertido filme.
-
Constrói muito bem a personalidade dos personagens e a dinâmica entre eles. Tem fôlego dramático e cômico durante quase toda sua duração. Evita tanto o pieguismo quanto o cinismo.
-
Um road movie que, visto em 2019, narra muito bem o quão perdida a masculinidade está: de um lado um cara depressivo pelo término do casamento e de outro um colega que é noivo, porém infiel e por vezes irracional. Tão frágeis!
-
Tão divertido quanto simples,explora ao máximo a ideia inicial da despedida de solteiro adulta - mesmo as farras são mais centradas,há decisões e consequências por todo lado. Viagem fácil nessas estradas de calmaria.Mais difícil aguentar o papo enófilo.
-
Típica dramédia independente que se sobressai por sua forte identidade e sair de certas convenções. Inofensivo, contudo atraente, ácido e com um par de cenas muito engraçadas.
-
É nos encontros casuais e nas conversas do dia a dia que Payne constrói seu cinema. Sideways simula a vida em toda a sua melancolia e beleza. Os vinhos melhoram com o tempo. Mas e nós, não?
-
Apologia da verdadeira amizade, entrelaçada entre dois amigos comuns, um bastante extrovertido e outro, muito intropesctivo. Muito bem desenvolvido.
-
Assim como os vinhos, a vida só depende do ponto de vista de quem a saboreia e alguns ingredientes podem conduzir a percepção para o bem ou para o mal. Belo filme.
-
Rodado em câmera lenta? Explane o propósito desse filme? Não emociona, não afligi, não diverte, não tensiona, não nada. Um enorme nada, corre atrás do próprio rabo o todo tempo. Ao menos o final não é vergonhoso como o do trabalho anterior de seu diretor.
-
Tudo é bastante saboroso, desde as discussões sobre vinhos, as relações dos personagens, o sutil humor, o clima de road movie. O toque depressivo do personagem principal também acrescenta a esse ótimo trabalho de Payne.
-
Engraçado, comovente e, acima de tudo, de uma sensibilidade notável no retrato que faz de pessoas comuns. Miles (Paul Giamatti) é tão comum e tão extraordinário quanto qualquer ser humano nesse planeta. E revelar isso é o grande mérito desse filme.
-
Payne é o diretor dos melancólicos, underdogs e dos "wanna be". Sideways tem gosto de vinho; queria eu que fosse de café.
-
15/06/05
-
Mescla momentos engraçados com momentos chatos... mescla momentos dramáticos com momentos clichês. Até na abordagem do vinho tem momentos entusiásticos e momentos muito nerd.
-
O Amor por vinhos e literatura do depressivo Paul Giamatti (Que está fantástico) lembra muito minha vida. Me identifiquei, Payne merece todo o credito que tem recebido, pelos seus filmes e por esse grande Road Movie.
-
Pois é, entre desilusões amorosas, garrafas de vinhos e novas paixões, nós continuamos a viver... Um brinde aos vícios e desejos deste mundo!
-
O filme aos poucos vai te conquistando, a partir de roteiro e direção eficazes, até que você se vê ilhado na vida dos personagens. Típico cinema de Payne. Church, Madsen e Giamatti se destacam.
-
Um dos melhores filmes de comédia que eu já assisti. Giamatti e Church estão demais. Algumas das cenas mais hilárias dos útilmos anos estão aqui.
-
Alexander Payne trata seu filme como se fosse um vinho envelhecido e dá o tom certo para a história. A atuação de Paul Giamatti é soberba, e o roteiro é muito esperto e chega muito perto do poético.
-
Uma história de altos e baixos, mas fidedigna das minúcias e casualidades da vida real. O roteiro poderia tipicamente se passar por uma comédia-romântica, mas devido à abordagem se passa com honra por um drama bom, com bons personagens. Um bom filme.