Saltar para o conteúdo

Encouraçado Potemkin, O

(Bronenosets Potyomkin, 1925)
8,4
Média
349 votos
?
Sua nota
Direção
Sergei M. Eisenstein
Roteiro:
Nina Agadzhanova, Nikolai Aseyev
Gênero:
Drama, Guerra, Histórico
Origem:
Rússia
Estreia:
31/12/1969
Duração:
75 minutos

Lupas (34)

  • Obra que transcendeu o próprio conceito de Cinema. Utopia (?) da liberdade, justiça, fraternidade, da superação do homem frente ao sistema. Um verdadeiro achado de invenção, excelência, impetuosidade; poder de provocação e potência da imagem. Merece o título de colosso cinematográfico. Filme sempre reverenciado e estudado. Filme que me comove e fascina a cada nova revisão. Filme imprescindível!

    Zacha Andreas Lima | Em 31 de Dezembro de 2022 | NOTA: 10.0
  • Definitivamente o cinema mudo exige muita concentração, e o meu déficit não ajuda, mas essa obra tão contemporânea e atemporal, paradoxalmente, com uma crítica social tão maravilhosa, que não teve como não nos envolver, cenas icônicas como o carrinho de bebê escadaria abaixo, criança pisoteada, e a mulher com tiro no rosto, violento, necessário, comunista, revolucionário, e o plot twit já em 1925, épico…

    Rosana Botafogo | Em 02 de Setembro de 2021 | NOTA: 9.0
  • A cena do carrinho descendo da escadaria é simplesmente impressionante. Possui uma energia única. Se trabalhasse um pouco melhor o roteiro, mão o fazendo depender de muitas informações externas para situar o contexto político do filme, seria perfeito. No entanto, qualquer adjetivo é pouco para qualificar a montagem, direção e fotografia dessa obra.

    Alan Nina | Em 17 de Abril de 2020 | NOTA: 8.5
  • Um filme que pulsa e continua a ser impressionante e vital. Muitos não chegam perto da energia que algumas sequencias de Encouraçado Potemkin tem até hoje. Cai em alguns tropeços no discurso politico meio caricato, mas no geral é uma obra de uma importância indimensionavél.

    Leo | Em 23 de Setembro de 2019 | NOTA: 7.5
  • Um filme de fortes e belas imagens

    Paulo Matheus | Em 10 de Julho de 2018 | NOTA: 8.5
  • Apesar das obviedades previsíveis de qualquer roteiro de panfleto político, esse filme é uma aula de direção.

    André Araujo | Em 24 de Dezembro de 2017 | NOTA: 8.0
  • O coletivo metaforizado pelo barco, o personagem principal da obra. Além da ideologia, Eisenstein também emprega, graças à técnica da montagem de atrações, muito sentimento, proporcionando bela contemplação em diversos planos e sequências.

    Renato Abbt Keppe | Em 21 de Dezembro de 2017 | NOTA: 9.0
  • Além da fantástica cena homenageada por De Palma, resta a certeza de que o materialismo dialético funciona perfeitamente na sétima arte. Eiseinstein é um dos pais do cinema moderno, especialmente o de ação (Friedkin, Scorsa, Fuller, Taranta, Leone, etc).

    Daniel Mendes | Em 11 de Outubro de 2017 | NOTA: 8.0
  • É assustador ver o domínio cinematográfico que Eisenstein demonstrava no berço da nova arte, orquestrando uma montagem fenomenal e fotografia irretocável, mesmo quase um século depois. Obra seminal da linguagem do cinema, envelheceu quase nada.

    Gustavo Hackaq | Em 15 de Setembro de 2017 | NOTA: 9.0
  • Ainda hoje um filme com alto poder incitador, de uma fluidez única, que ainda surpreende mais de 90 anos depois.

    Chcot Daeiou | Em 06 de Março de 2017 | NOTA: 9.5
  • Já existia ali a enorme sofisticação visual do cineasta. No entanto, o principal vem da ideia de que, em um filme, o sentido nasce da articulação entre a imagem que vemos, a que acabamos de ver e aquela que virá em seguida.

    Edward Jagger DeLarge | Em 10 de Março de 2016 | NOTA: 10.0
  • Importantíssimo. A cena da escadaria é impressionante.

    Bruno Ricardo de Souza Dias | Em 26 de Junho de 2015 | NOTA: 9.5
  • A famosa cena da escadaria é mesmo incrível e sem dúvidas é uma das mais marcantes e importantes da história do cinema.

    Caio Santos | Em 16 de Junho de 2015 | NOTA: 7.5
  • belo filme!

    eduardo vieira de oliveira | Em 27 de Abril de 2015 | NOTA: 8.5
  • A opressão czarista resumida em uma sequência extraordinária, macabra e sufocante.

    Daniel Maximo | Em 26 de Abril de 2015 | NOTA: 8.5
  • Quando as imagens valem mais do que milhares de palavras.

    Danilo Willian de Godoy | Em 10 de Outubro de 2014 | NOTA: 9.5
  • Excessivamente idealista pela ingenuidade do cinema da época. Mostra a capacidade de manipulação ideológica do cinema. Genial o avanço na decupagem, principalmente na cena da escadaria.

    Josiel Oliveira | Em 26 de Setembro de 2014 | NOTA: 8.0
  • O filme não me agradou tanto, mas é indiscutível que aqui temos uma das maiores cenas que o cinema já assistiu. Grandiosa a sequência da escadaria, faz valer o filme todo.

    Pedro Degobbi | Em 01 de Setembro de 2014 | NOTA: 7.5
  • Os recortes e encaixes de cena são impressionantes. A crítica de Sergei é corajosa e sua denúncia ainda é atual. Vale muito como elemento de estudo e Importância histórica.

    Anderson de Souza | Em 23 de Maio de 2014 | NOTA: 7.5
  • 18/01/00

    Eduardo Scutari | Em 20 de Fevereiro de 2014 | NOTA: 9.5