- Direção
- Ted Kotcheff
- Roteiro:
- David Morrell (romance), Michael Kozoll (roteiro), William Sackheim (roteiro), Sylvester Stallone (roteiro)
- Gênero:
- Ação, Drama, Suspense
- Origem:
- Estados Unidos
- Duração:
- 93 minutos
Lupas (32)
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Um dos melhores filmes a retratar as sequelas da guerra do Vietnã na sociedade norte-americana. Homens que mergulharam em um mar de sangue sem sentido algum, voltaram traumatizados e deslocados, não se encaixavam em uma sociedade intolerante que queria esquecê-los. John Rambo é um homem quebrado, uma máquina de guerra descartada, uma vítima do aparato social repressor. Muito longe do destruidor invencível (e deveras divertido) das continuações com o personagem.
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O nascimento de um ícone, muitas cenas memoráveis, uma pena que a franquia não manteve a mensagem anti-guerra
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Filme de *! Stallone aqui tá uma d*...
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Excelente crítica aos críticos das máquinas de matar de guerras, mas sem fazer isso de forma pedante, aprofundando o personagem (Rambo) como nunca mais viria a ser.
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Os primeiros filmes das franquias (não se chamavam assim) de ação são bons filmes. As sequências são cafajestes. Aqui é assim também. Um início sem pressa, típico dos anos 80, e com pitadas de drama elevam o nível. O uniforme exagerado do Coronel indica o que viria depois.
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Mesmo o roteiro tendo a premissa característica simples do "exército de um homem só", Ted Kotcheff consegue extrair dele algumas boas cenas, particularmente, na 1a metade, quando o protagonista é mais "humanizado". Porém, a partir do cerco a Rambo, com centenas de militares, a narrativa deixa um pouco a consistência de lado, e a "correria explosiva" vence os detalhes criativos. O discurso final do John "reservista desmobilizado" talvez não seja apropriado apenas para os anos 1980, mas sempre.
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Maratonando a franquia, que já deve ter assistido em alguma Temperatura Máxima da vida... Apesar de toda arrogância das autoridades policiais, Rambo na verdade é um anti-herói, mesmo se justificando banhando em lágrimas, ainda sim é um vilão programado para matar, treinado para dizimar e mentalmente perturbado...
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Ainda que seja um filme extremamente popular, consegue fazer uma análise crítica e até profunda sobre os efeitos devastadores pra quem vive e retorna de uma guerra.
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Um tanto injustiçado pela fama de brucutu (aplicável às suas continuações), mas que prova sua eficácia como filme de ação e, ACIMA disso, um ótimo drama sobre trauma de guerra, preconceito e abuso policial. O gordão mexeu com o cara errado! Revisão, 01-19
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Um filme profundo sobre o quanto é foda ser um eterno estrangeiro em sua própria terra. O roteiro sabe lidar com o protagonista e o desabafo que o personagem vomita(perto do final) é algo que pode comover até uma pedra.
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Anos atrás gostava,hoje acho meia boca.Stallone está bem na pele de um perturbado perdido.
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A definição perfeita e com extremo bom gosto na tela do herói americano mais clássico, com o brilho infalível dos anos 80 explodindo, icônico, cena após cena. Irresistível.
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Há quem diga que a perfeição não existe. Esses não viram Rambo. Um bloco de 90 minutos de tensão, ritmo e empolgação. Criou todo o cinema de ação sobre ação posterior.
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So Rambo tivesse estourado os miolos no final o filme seria nota 10, e nos teria poupado de ver o desgaste do personagem nos filmes seguintes.
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Grande estudo de personagem em um filme que até surpreende pelo final dramático.
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Rambo é um cara malucaço, que parece ser o homem mais forte em tela, quando na verdade é o mais frágil. Um herói perturbado em um país perturbado. Mais que um filme de ação, é um drama que deveria ter parado por aqui e seria perfeito.
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superestimado
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John Rambo, não imaginava, é até que um personagem bem construído. Um herói de guerra atormentado, garanhão italiano, chegando numa cidade é perseguido pela polícia, e o melhor, ele não fez nada. Tem até uma crítica, à polícia e o trato dos heróis.
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Incrível como difere da reputação que criou (O personagem, especialmente).
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Surpreende pelo apelo psicológico não só dos personagens, mas também de uma geração aturdida e desiludida com os ideais de vida passados. Grande tensão, altas explosões e contextualização pertinente.