- Direção
- Roteiro:
- Luchino Visconti, Suso Cecchi D'Amico, Enrico Medioli
- Gênero:
- Origem:
- ,
- Estreia:
- 31/12/1969
- Duração:
- 121 minutos
Lupas (9)
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2022 Março - 016
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De um desrespeito sem tamanho, de uma deselegância total, fora a agressividade sem motivo do gigolô, drogado e esquerdista, e o jet set caiu no papinho, aquela reforma num imóvel (centenário) desagradabilíssimo… Entretanto, o que se segue é primoroso, um ménage à trois belíssimo, poético até, nos ritos finais um debate que vale por todo filme, critica social, as desigualdades social, e política, com questionamento a tirania de Franco, um desfecho melancólico e primoroso, adorável…
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Concebido p/ internas devido à saúde frágil de Visconti, tornou-se uma de suas gdes obras. Abandona as adaptações de gdes romances p/ criar uma trama q conversa mto c/sua filmografia, de decadentismo aristocrático, de relações "familiares" c/pano de fundo político. O título "Conversation Piece" (um tipo de quadro familiar burguês) é mto foda. As representações q o isolam do mundo (como nós, cinéfilos) e a "família de fora" o trás de volta. Um filme profundo e de surpreendente energia c/Berger.
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A composição trágica do ambiente e das trajetórias dos personagens é recorrente no cinema viscontiano. Em mais uma parceria com Lancaster, o realizador persiste na temática dos males exalados na convivência, porém com um impacto e uma capacidade de envolvimento menos profundos.
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É impossível não ver valores na estética aprimorada, na fotografia e nas atuações de cair o queixo especialmente de Burt Lancaster. Também me agrada este flerte com a imoralidade da chamada burguesia mas confesso que o ritmo solene que Visconti imprime em seus filmes em geral me distancia.
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Decadência espiritual italiana que precede a ruína das relações civis. O olhar do intelectual não como guia passível de esclarecer situações, mas como o de um homem frágil e deslocado no tempo.
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Visconti - mesmo debilitado - entrega uma de suas melhores obras. Um filme singelo e reflexivo sobre um homem deslocado no tempo, solitário, meio amargurado, mas com um olhar sempre pertinente sobre tudo que o rodeia. Destaque para a belíssima cenografia.
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10/10/07
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No fim da carreira (e em fim de carreira), Visconti adotou o contra-plano em seus piores filmes, como este. Título brasileiro é inexplicável e de mau gosto.