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8,1
Média
63 votos
?
Sua nota
Direção
Roteiro:
Henri Laborit (escritos), Jean Gruault (roteiro)
Gênero:
, ,
Origem:
Estreia:
31/12/1969
Duração:
125 minutos
Prêmios:
33° Festival de Cannes - 1980, 53° Oscar - 1981

Lupas (11)

  • "A única razão de ser de um ser é ser". Alain Resnais realizou um verdadeiro tratado sociológico da realidade humana. Ele estuda nosso comportamento, os temores do inconsciente, a memória evolutiva, o jogo de situações de convivência, a programação do cérebro. É Cinema, ficção, mas a teoria proposta é trabalhada com o rigor do método científico (Henri Laborit), e com toda a vivência filosófica, literária e sensibilidade do realizador francês. Filme para se rever sempre.

    Zacha Andreas Lima | Em 23 de Fevereiro de 2024 | NOTA: 9.0
  • Gosto principalmente do começo, com aquela apresentação impessoal, documental e levemente cômica do personagens. Toda a encenação posterior é boa mas as inserções de discursos psicologistas datados, mesmo que Resnais não as siga a risca (há na verdade um dialogo/debate, quase um experimento cientifico prático) acabam de fato adicionando uma pitada de didatismo.

    Caio Santos | Em 17 de Abril de 2023 | NOTA: 6.5
  • Um filme atemporal, recheado de simbolismos e analogias diretas, os ratinhos, pobres ratinhos, uma boa trama, deliciosamente apresentando, entrecortando a história do trio, no mesmo lapso temporal, dentro do que o autor denominou 4 elementos que regulam a conduta: consumo, gratificação, punição e inibição… As emoções e sentimentos com imagens de filmes em preto e braço, detalhadamente produzido, fantasticamente reproduzido...

    Rosana Botafogo | Em 28 de Agosto de 2021 | NOTA: 9.0
  • Resnais + uma vez inova em sua narrativa trazendo uma conversa entre arte e ciência como nunca visto. Ao mesmo tempo que é uma história toda construída a partir da teoria comportamental de Henri Laborit, q a explica em cena, exemplificando comportamentos e comparando com experimentos, Resnais consegue misturá-las com maestria aos sentimentos que a arte evoca (afinal é um filme), trazendo o drama e o envolvimento da ficção, criando cenas cômicas, até o próprio cinema (style a referência aos atore

    Josiel Oliveira | Em 04 de Junho de 2020 | NOTA: 9.0
  • O interesse maior de Resnais em suas três primeiras décadas de realização era a memória e suas falhas, bem como outros desdobramentos dessa faculdade mental ainda misteriosa. Conjugando ares documentais e uma dramaturgia clássica, ele embaralha trajetórias e mostra seres humanos como errantes ao longo do tempo.

    Patrick Corrêa | Em 22 de Dezembro de 2019 | NOTA: 7.5
  • Como os melhores de Resnais, começa calmo e focado, quase aéreo e vai se condensando, se aprimorando e te conquistando mais e mais. Lindo, importante, único... inesquecível!

    Leo | Em 17 de Outubro de 2018 | NOTA: 9.0
  • As ideias e premissas de Resnais são sensacionais, criativas, originais e profundas ao mesmo tempo que seu cinema é provido de uma conjuntura estranha talvez pelos seus excessos em transparecer inteligência a todo tempo. Cinema desafiador mas que também g

    Eliezer Lugarini | Em 20 de Outubro de 2017 | NOTA: 7.5
  • 17/04/09

    Eduardo Scutari | Em 09 de Fevereiro de 2014 | NOTA: 8.5
  • Esse cinema francês é muito criativo mesmo: uma aula de comportamento social comentada, (com uma narrativa "em off" insuportável)... Mas, isso é mesmo cinema?

    Gilberto C. Mesquita | Em 06 de Fevereiro de 2012 | NOTA: 0.0
  • Linguagem documental e Reisnais tem que dar obra-prima, e nunca parecer afetado.

    Lucas Castro | Em 19 de Janeiro de 2012 | NOTA: 8.5
  • Fascinante,não há outro modo de descrevê-lo.Ao desvendar os meandros das relações e do comportamento humano comparando à natureza fica tudo muito interessante.

    Adriano Augusto dos Santos | Em 11 de Outubro de 2011 | NOTA: 9.5