- Direção
- Emir Kusturica
- Roteiro:
- Abdulah Sidran (escritor)
- Gênero:
- Drama
- Origem:
- Iugoslávia
- Duração:
- 136 minutos
- Prêmios:
- 43° Globo de Ouro - 1986, 58° Oscar - 1986, 38° Festival de Cannes - 1985
Lupas (9)
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Por meio de relações familiares e seus desdobramentos, Kusturica consegue evidenciar aspectos da vida pública e privada da extinta Iugoslávia, entrelaçando vida cotidiana e conflitos políticos. Assim, o diretor equilibra lirismo, drama familiar do qual incidem brigas, tapas e gritos, humor e a esquisitice costumeira de seus personagens, que vivem intensamente sua humanidade e ostentam suas emoções mesmo quando o contexto social os faz se perguntarem "quem ama a quem neste hospício".
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É a situação da Iugoslávia pela ótica de uma família comum, com uma crise familiar oriunda de um caso fora do casamento, e a vida 'tranquila' que levavam se transforma numa luta diária para sobreviver em conjunto. Não vira um drama forte porque o diretor mantém uma leve atmosfera do início ao fim. Inteligente e certo na minha visão, afinal, é a narrativa do filho caçula, e sua doçura e ingenuidade que trata os acontecimentos da vida desarmam a dureza que a realidade mostra.
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Vemos através do olhar curioso de um garoto sonâmbulo (interpretado com carisma por D'E Bartolli) sobre política, problemas familiares, paixões e morte, e com sua pureza vai descobrindo sem saber ao certo o que tudo aquilo significa no pós-guerra.
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Kusturica apresenta uma crítica política amarga e sem sua costumeira comédia excêntrica de tipos. Sua fórmula foi copiada ao longo dos anos mas ainda possui um valor histórico gigante e extrema ousadia para um uma região que vive constante conflito.
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Mais sério e mais irregular que Underground, mas ainda assim não deixa de ser interessante. Filmes narrados por crianças quase sempre se destacam, e com esse não é diferente.
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07/07/12
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Ganha o espectador na singeleza e afetividade de várias passagens, vistas ou não sob a ótica do menino. Ações e eventos corriqueiros adquirem novo significado durante e depois de uma guerra.
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Entre esse filme e Undergroud (1995), que lhe rendeu a segunda Palma de Ouro, era muito comum o apelido de Fellini dos Bálcãns, numa alusão á flagrante influência do estilo onírico a espalhafatoso do mestre italiano.
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Kusturica supervalorizado (como sempre).