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8,0
Média
51 votos
?
Sua nota
Direção
Akira Kurosawa
Roteiro:
Akira Kurosawa (escrito por), Keinosuke Uekusa (escrito por)
Gênero:
Drama
Origem:
Japão
Estreia:
31/12/1969
Duração:
98 minutos

Lupas (11)

  • "A abordagem racional é o melhor remédio da vida"

    Deyne | Em 02 de Março de 2024 | NOTA: 9.0
  • Com um retrato cru e realista de um Japão pós-guerra, Kurosawa nos traz uma análise do estado de espírito de um povo e país daquela época. Com uma dupla de personagens que são quase espelhos um do outro, o Médico estando mais à frente já sabe que o caminho que seu Paciente está apenas o levará à destruição. Orgulho, agressividade, medo, noções equivocadas de honra e lealdade são o lodo infeccioso que suga a alma de bons homens. Uma obra curta, mas excelente de um dos maiores mestres do cinema.

    Pedro Felipe Pereira | Em 19 de Julho de 2020 | NOTA: 8.0
  • Kurosawa cria personagens que em nenhum momento deixam de ter suas dúvidas e defeitos escancarados, em um Japão pós Segunda Guerra em frangalhos tendo um pântano sujo, fedido e cheio de doenças como uma analogia cruel mas verdadeira, não só do país, mas também da dupla principal. Medo, orgulho, culpa e uma falsa honra permeiam o filme com um final esperançoso.

    Bruno Ricardo de Souza Dias | Em 14 de Janeiro de 2020 | NOTA: 8.5
  • Curto, direto e imponente. Dois personagens excelentes (nas figuras máximas da trupe Kurosawa) de vidas e opiniões opostas mas defendendo suas escolhas ao limite - como bons homens de outros tempos. A cena da briga mortal entre yakuza e o chefe é enorme.

    Adriano Augusto dos Santos | Em 28 de Agosto de 2018 | NOTA: 9.0
  • Kurosawa, era um diretor como poucos, dominava com perfeição sua arte, aqui ele encena com precisão a degradação e redenção de seus personagens! Mifune - no seu primeiro filme com o diretor - já mostrava seu enorme talento!

    Zacha Andreas Lima | Em 28 de Julho de 2017 | NOTA: 7.0
  • Os homens é que são os grandes personagens de Akira Kurosawa. No submundo onde vivem há uma espécie de pântano de águas paradas: é a imagem que resume o pensamento de Kurosawa, o humanista, sobre uma sociedade que despreza o homem.

    Edward Jagger DeLarge | Em 29 de Novembro de 2015 | NOTA: 10.0
  • Um Kurosawa eminentemente urbano e poderoso na captação de uma atmosfera lúgubre, o lodo onde reside uma alma. Médico e paciente têm mais em comum do que sugere a superfície.

    Patrick Corrêa | Em 31 de Março de 2015 | NOTA: 8.0
  • O filme se encerra quando Kurosawa entrega o significado do rio sujo (seria mais interessante manter a simbologia para o espectador chegar às suas próprias conclusões). De resto me parece um retrato de dois homens extintos da sociedade atual.

    Eliezer Lugarini | Em 23 de Dezembro de 2014 | NOTA: 6.5
  • Um dos melhores - e mais agressivos - filmes de Kurosawa. De quebra, uma interpretação assustadora de Toshirô Mifune, em seu melhor papel.

    Lucas Delon | Em 12 de Fevereiro de 2014 | NOTA: 9.0
  • 15/12/08

    Eduardo Scutari | Em 09 de Fevereiro de 2014 | NOTA: 8.5
  • Matsunaga é o artífice da própria desgraça. É o seu pesadelo que nos informa disso. Estamos em um ambiente sujo, sombrio, sem esperança. Isso é o pântano que nos informa. Kurosawa diz tanto com tão pouco. Um gigante.

    Guilherme Vasconcelos Ferreira | Em 10 de Agosto de 2013 | NOTA: 8.5