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Sua nota
Direção
Roteiro:
Pier Paolo Pasolini
Gênero:
Origem:
Estreia:
31/12/1969
Duração:
120 minutos

Lupas (9)

  • Filme de estreia do Pasolini que está muito mais para o neorrealismo italiano do que propriamente pela forma rasgada e pouco (nada) pudica que seu cinema se transformaria posteriormente. A crítica social estampada por Pasolini é válida mas confesso que me causou certo desinteresse, algo um tanto comum comigo quando me deparo com o neorrealismo (culpa exclusiva minha).

    Eliezer Lugarini | Em 10 de Setembro de 2022 | NOTA: 6.0
  • Em seu primeiro filme, Pasolini realizou um retrato das periferias de Roma. Em especial suas mazelas; pobreza, exploração, violência. São pessoas isoladas socialmente, desumanizadas pelo sistema, perdidas com o semeio da ignorância. Era assim em 1961, segue do mesmo jeito em muitos lugares.

    Zacha Andreas Lima | Em 26 de Maio de 2020 | NOTA: 8.0
  • O abandono e o descaso a população pobre em um país ainda na tentativa de recuperação do pós-guerra. Essa trágica situação acentua problemas sociais sérios como o desemprego e a falta de esperança, mostrando os piores lados dos humanos como a misoginia. Um ótimo exemplar do Neorrealismo Italiano que deveria ser mais reconhecido.

    Bruno Ricardo de Souza Dias | Em 19 de Março de 2020 | NOTA: 8.0
  • 14/04/11-Um registro tocante e real da pobreza na periferia de Roma. Pasolini usou atores amadores, passando um realismo ainda maior, cenas emocionantes e chocantes estão presentes a todo momento. A trilha-sonora com músicas de Bach, é sublime.

    Eduardo Scutari | Em 08 de Maio de 2017 | NOTA: 8.5
  • Pasolini remete ao neorrealismo italiano ao focalizar a marginalização social. Isso até a sequência do sonho - visualmente semelhante, mas conceitualmente oposta - começar, instante em que o cineasta eleva seu filme e o desvincula da mera crítica.

    Renato Abbt Keppe | Em 25 de Maio de 2016 | NOTA: 7.5
  • Bom filme .

    Marcelo Moraes de Albuquerque | Em 21 de Abril de 2013 | NOTA: 8.0
  • Pasolini desnudando a alma de seus personagens com closes fantásticos. Grande.

    Polastri | Em 29 de Dezembro de 2012 | NOTA: 8.0
  • A cena em que o protagonista sonha seu próprio enterro é a mais emblemática do filme e muito provavelmente um dos pontos alto da carreira de Pasolini.

    Augusto Barbosa | Em 28 de Fevereiro de 2012 | NOTA: 7.5
  • Película reluzente e altamente concreta,um profundo ato fílmico.

    Matheus Darswik Rodrigues Barbosa I | Em 20 de Fevereiro de 2012 | NOTA: 9.5