Garrel volta à O Desprezo para se localizar no pós-68 que perdura até hoje, filme bastante teórico, eu só fui compreender varias coisas lendo vários artigos depois de ver, mas também de sentimentos a flor da pele.
O melhor, o momento mais memorável, para mim ao menos, é aquele em que o pintor, enquanto espera pela mulher, passeia por um terreno de Cinecittà, entre os restos de cenários de tantos filmes. Quem andou por lá? No cinema cabe tudo.
Além de tentar provar que Bellucci é uma "coroa enxuta", que ainda "dá muito caldo" (logo na cena inicial há um close dela nua, sem necessidade) e não está "passadinha" para o papel, o filme não apresenta mais nada (só o blá-blá-blá francês de sempr...
Basicamente, medita sobre o Amor e a Amizade, emitindo um parecer dolorido sobre as mazelas do coração e o vazio das almas dos amantes pontilhado por uma paleta de cores vibrantes.
A influência destrutiva de aspectos interpessoais menos glamorosos (machismo, ciúme, traição, indiferença) na dinâmica dos relacionamentos ou como o ser humano tem a infantil mania de ficar recorrendo a alternativas drásticas em momentos de desespero.