Saltar para o conteúdo
8,0
Média
21 votos
?
Sua nota
Direção
Giuseppe De Santis
Roteiro:
Giuseppe De Santis (roteiro e argumento), Mario Monicelli (roteiro - não creditado), Corrado Alvaro (roteiro), Carlo Lizzani (roteiro e argumento), Franco Monicelli (diálogos - não creditado), Carlo Musso (roteiro), Ivo Perilli (roteiro), Gianni Puccini (roteiro e argumento)
Gênero:
Drama
Origem:
Itália
Duração:
108 minutos
Prêmios:
3° Festival de Cannes - 1949, 23° Oscar - 1951

Lupas (9)

  • É quase um filme Noir, mas não perde o olhar comprometido com a consciência social do neorrealismo italiano. É uma obra de imagens fortes, um elaborado trabalho de câmera, elenco poderoso (Silvana Mangano dispensa comentários). Não é exagero dizer que se trata da mais pura poesia amarga da vida. Belíssimo!

    Zacha Andreas Lima | Em 01 de Abril de 2022 | NOTA: 8.5
  • Com sua aura pessimista insinuada desde o título e a introdução, Santis reflete sobre uma miséria incontornável, tanto a financeira quanto a do caráter. A belíssima figura de Mangano contrasta com seus atos traiçoeiros, mas há uma nuance trágica em seu interior. Gassman, por sua vez, dava um tempo nos tipos bonachões para encarnar um sujeito escorado em trambiques.

    Patrick Corrêa | Em 04 de Abril de 2021 | NOTA: 8.0
  • Parece um capítulo insípido de novela das 6. Não tem a crueldade dos outros filmes do neo-realismo, a história é fraquinha e os personagens não possuem um pingo de densidade. É uma obra deslocada de seu movimento; menos obscuro, mais alienado e chato.

    César Barzine | Em 12 de Janeiro de 2021 | NOTA: 5.0
  • Poderoso retrato da tragédia social italiana pós guerra com foco no sofrimento feminino em diferentes vertentes. Interessante e forte desfecho com ares de noir.

    Bruno Ricardo de Souza Dias | Em 01 de Julho de 2020 | NOTA: 8.0
  • Dificilmente o colocaria como um filme neorrealista apesar de sua nítida crítica social que ao meu ver fica relevado à um segundo plano onde o que importa mesmo é o cinema de crime/noir numa mescla voraz com a sensualidade "pecaminosa" para a época.

    Eliezer Lugarini | Em 19 de Abril de 2019 | NOTA: 7.0
  • 01/05/11 - Mais um grande clássico do Neo-realismo italiano, o filme mostra a exploração das mulheres que trabalham na colheita de arroz, além do envolvimento de uma ingênua jovem com um sedutor ladrão. Roteiro inteligente e uma bela fotografia.

    Eduardo Scutari | Em 06 de Maio de 2017 | NOTA: 8.5
  • Dramalhão épico sedutor e simpático com alguns excessos que poderiam ser cortados. No fim a presença dos bandidos (pelo carisma do Gassmann e pelo físico da Magnano) e a tortuosidade da trama é o que vale.

    Daniel Mendes | Em 19 de Março de 2017 | NOTA: 7.5
  • O típico Neorrealismo Italiano, com um leve toque dos clássicos noir da época. Aqui, o destino é o juíz e o torturador, esmagando todos os erros do passado e buscando justiça de forma implacável. Filmaço!

    Francisco Bandeira | Em 19 de Abril de 2015 | NOTA: 9.0
  • É uma obra chocante pela volúpia física da sedução. Trouxe ao cinema um erotismo incomum para a época (1949), bem filmado, porém sem matizes. Drama-denúncia de mulheres plantadoras de arroz, pano de fundo para a beleza estonteante de Silvana Mangano.

    Edward Jagger DeLarge | Em 22 de Abril de 2014 | NOTA: 10.0