Saltar para o conteúdo
Direção
Roteiro:
Alfonso Cuarón
Gênero:
Origem:
,
Duração:
135 minutos
Prêmios:
76° Globo de Ouro - 2019, 91° Oscar - 2019

Lupas (43)

  • Uma narrativa linear com acontecimentos aparentemente banais, porém, contada com uma beleza plástica, uma fotografia deslumbrante e com uma câmera que desliza pelas cenas em longos planos, algo absurdo e genial, e o melhor de tudo é a profundidade do pano de fundo da história daquele empregada, as diferenças culturais e de classe, as revoltas estudantis, e a cena do parto, marcante e triste. Um belíssimo filme, que precisa de paciência e calma pra ser apreciado em detalhes.

    Fabio Luis Martins Rafo | Em 13 de Novembro de 2021 | NOTA: 9.0
  • Obra prima primorosíssima. Alfonso nos surpreende com cenas que nos faz pensar: "Como ele conseguiu filmar isso?"

    Thiago Kunitz Daniel | Em 01 de Junho de 2020 | NOTA: 10.0
  • Magistralmente filmado, singelo sem fugir do que interessa. Visto durante o hype e agora distante. Apurou.

    Luiz Henrique C. Batista | Em 17 de Maio de 2020 | NOTA: 9.5
  • Sob o pretexto de abordar a diferença entre classes sociais, e toda parafernália que vem dela, Cuarón retrata alguns episódios mexicanos do ano de 1970, mas sem qualquer explicação sobre eles; seu objetivo talvez seja apenas saudosismo, uma vez que o roteiro não deixa nada claro. A opção pelo preto e branco também é duvidosa, parecendo somente mais um maneirismo pedante, para impressionar a intelectualidade crítica (dá sempre certo). Enfim, um filme frio, que não justifica tantos prêmios.

    Gilberto C. Mesquita | Em 10 de Maio de 2020 | NOTA: 3.0
  • Cuaron filme bem e é um cara que conhece de cinema, tem ótimas referências. Roma deve ser seu maior projeto. Gostei do filme, uma história bem contada que evita vícios sociológicos em favor de uma dramaturgia bem sincera e vivaz.

    Caio Santos | Em 30 de Junho de 2019 | NOTA: 7.5
  • É aos poucos que “Roma” seduz o espectador. Talvez a razão de botar o pé atrás seja o preto e branco contemporâneo, sem contrastes, sem matizes, como uma única mancha cinzenta que toma o quadro. Saudosismo e nada que fique, chato.

    Edward Jagger DeLarge | Em 23 de Março de 2019 | NOTA: 3.0
  • Decepcionante.

    Matheus Gomes | Em 17 de Março de 2019 | NOTA: 5.5
  • Como resgate visual e cultural o filme é ótimo. A fotografia é ótima. Mas enquanto história, falta muito.

    Cássio Fassbender Bartz | Em 07 de Março de 2019 | NOTA: 6.5
  • Belíssimo! Sonolentíssimo! Desnecessária a cena do peladão do Kung Fu, aleatória a cena do homem cervo cantando no incêndio. Mas, sob o aspecto técnico, muito bom.

    Alexander Wallis III | Em 04 de Março de 2019 | NOTA: 7.0
  • O Senso comum das filmagens sociológicas que abusam da solenidade combinando beleza fotográfica e maneirismos no manejo da câmera. Há um distanciamento autoral gigantesco, mas não é ruim. Aqui um Que Horas ela Volta? menos manhoso e mais belo.

    Daniel Mendes | Em 22 de Fevereiro de 2019 | NOTA: 6.5
  • Um tanto longo demais e cansativo em vários momentos. E também o roteiro é meio fraco, mas Roma é um bom filme principalmente pela parte técnica e a ótima direção de Cuarón. Bom filme, mas poderia ter sido melhor.

    Thiago Cavalcante Hércules | Em 19 de Fevereiro de 2019 | NOTA: 7.5
  • Não é um filme fácil de agradar, não funciona como entretenimento, mas é de uma delicadeza e humanidade sem igual. A cena do parto foi linda de doer.

    RONIEL GOSLLOSVOSCKHY | Em 18 de Fevereiro de 2019 | NOTA: 8.0
  • Vidas mediadas por soluções difíceis, sob a ótica de um diretor preocupado até com os pequenos detalhes. O resultado é uma obra que valoriza a vida, as mulheres e toda construção com base na sociedade matriarcal do México nos anos 70.

    Gabriel Fagundes | Em 17 de Fevereiro de 2019 | NOTA: 7.0
  • É curioso quando você termina de assistir um filme e não sabe dizer realmente se gostou ou não. Um dúvida sincera.

    Júlio César Filho | Em 15 de Fevereiro de 2019 | NOTA: 6.5
  • Muito bem filmado e com uma sensível história. Abraços!

    Marco Roberto de Oliveira | Em 04 de Fevereiro de 2019 | NOTA: 7.0
  • Cuáron utiliza um México como plano de fundo para discutir temas como diferença de classes, machismo, violência e trata tudo com muita sensibilidade, ainda que choque em alguns momentos (cena do parto). Sua estética em preto-e-branco, é brilhante.

    Bruno Ricardo de Souza Dias | Em 02 de Fevereiro de 2019 | NOTA: 7.5
  • Minha mãe foi empregada doméstica e assistimos ao filme juntos. Ela se ofendeu demais e me vi obrigado a tomar as dores dela com razão. O que fazem com a protagonista neste filme é compará-la a um cachorro...

    Fabio Bach | Em 29 de Janeiro de 2019 | NOTA: 6.5
  • A identificação da patroa e empregada, ambas abandonadas por seus companheiros e pai de seus filhos. A empregada oculta, porém sempre presente. Calada porém que expressa muito. Um filme marcante e original. Vale cada minuto.

    Cassio Lopes | Em 25 de Janeiro de 2019 | NOTA: 9.5
  • Depois de 2 bons cults HW Cuarón se firma no cinema de arte. Dirige, escreve e ainda fotografa! (aliás, super virtuosa no P&B, belos usos d’água), extremamente pessoal, e consegue ser ao msm tempo feminista, social, político, sensível, rebuscado. Sua OP!

    Josiel Oliveira | Em 15 de Janeiro de 2019 | NOTA: 9.0
  • Doloroso e comovente, apesar de ser"limpo" demais para filmes latino-americanos, especialmente quando se trata de pobreza.

    André Araujo | Em 13 de Janeiro de 2019 | NOTA: 8.5