Muitas comunidades menonitas são menos restritivas do que a retratada neste filme. Na vida real, a comunidade menonita de Manitoba, na Bolívia, não permite eletricidade, telefones ou automóveis. As mulheres da colônia não podem aprender a ler.
Mara sempre com a mesma cara de sonsa, Foy sósia de Sarah Paulson e McDormand subaproveitada: essas são as falhas do elenco. Outro aspecto defeituoso é o falatório constante das mulheres, mas isso o título original já tinha deixado claro. Talvez funcione melhor como literatura e não como cinema.
Levanta e debate questões pertinentes sobre a posição das mulheres na sociedade. Mas falha ao não expor com clareza a problemática religiosa. Sarah Polley ainda está um pouco crua como diretora. O elenco está impecável.
Tipíco filme que tinha material e potencial para se tornar aquela coisa horrorosa com discursos panfletários falaciosos e lotados de chororô e exageros, mas não me pareceu o caso não. A perspectiva exclusivamente feminina é uma grande sacada muito embora talvez por uma infeliz coincidência o texto mais valioso é exatamente o provindo da figura masculina. Um pena é que esta realidade daquela comunidade tão atual simplesmente não me pareceu factível, se fosse lá pelos anos 50 seria mais crível.
As cenas iniciais do longa já dão conta de retratar tudo aquilo que será exposto em quase duas horas, e é exatamente aquilo que o título descreve: um divã entre mulheres dado os casos de estupro ocorridos em algum lugar, em algum contexto. Como as palavras das mulheres costumam ser invisibilizadas, o filme já deixa claro não só a perspectiva feminina, mas também o fato de que tudo não possa ser encenação ou exagero. Confesso que, em meu olhar de homem cis, achei sim bem exagerada.
Sarah Polley opta pela escolha de valorizar seu rico roteiro com um filme de diálogos muito densos e expositivos sobre os males patriarcais atemporais e as importantes decisões que o grupo de mulheres tem de tomar sob forte pressão e medo, passando pelo inevitável contraste em relação a fé e suas contradições.