Saltar para o conteúdo

Notícias

Peter Fonda falece aos 79 anos


Faleceu em 16 de agosto de 2019 em sua casa o ator Peter Fonda, após falha respiratória decorrente de câncer de pulmão. Ele tinha 79 anos e ainda estava em atividade e até então. O ator foi um ícone da contracultura hippie dos anos 60 por conta de seus papéis de protagonistas rebeldes e indisciplinados que conquistaram a geração de jovens à época.

Fonda nasceu em 23 de fevereiro de 1940 e era filho da socialite Frances Ford Seymour com o ator Henry Fonda (Doze Homens e Uma Sentença). Era irmão mais novo da também atriz Jane Fonda (Barbarella). Após papeis iniciais no teatro e na televisão, Fonda teve o primeiro papel de destaque em 1966, interpretando o motoqueiro Heavenly Blues em Anjos Selvagens, filme B produzido por Roger Corman, com quem repetiria a parceria na produção seguinte Viagem ao Mundo da Alucinação, onde interpreta um executivo que tem uma "viagem ruim" do ácido lisérgio LSD.

Porém, o filme que o consagrou na história do cinema foi quando em 1969 apareceu em Sem Destino, onde co-estrelou ao lado do também diretor Dennis Hopper (Veludo Azul) no papel de "Capitão América", um motoqueiro cabeludo que tem uma moto estampada com a bandeira americana e tenta experimentar a vida sem regras da geração paz e amor, mas só encontra hostilidade no caminho.

Após isso, Fonda estrelou em mais alguns filmes autorais de menor expressão à época até iniciar uma bem-sucedida carreira como ator de filmes de ação como Fuga Alucinada (1974) , Caçada Implacável (1974), Corrida Com o Diabo (1975), Mercenários do Diamante (1976), Pelos Meus Direitos (1976) e A Estrada do Medo (1978), tornando-se um ator cult do período. 

Seu papel mais elogiado e reconhecido veio em 1997 com O Ouro de Ulisses, pelo qual foi indicado ao Oscar e venceu o Globo de Ouro. Também ganhou outro Globo em 1999 por atuação coadjuvante na minissérie The Passion of Ayn Rand.

Casado três vezes, Peter foi pai da atriz Bridget Fonda, famosa por seu papel em Jackie Brown, de Quentin Tarantino. Também dirigiu o faroeste Pistoleiro Sem Destino (1971) e a ficção científica Idaho Tansfer (1973), mas acabou não levando a carreira de cineasta em frente. Também fez a voz do personagem "The Truth" no jogo GTA: San Andreas. Sua última atuação no cinema foi no filme The Last Full Measure, estrelado por Sebastian Stan (Capitão América: O Soldado Invernal) e ainda não lançado.

Sobre sua morte, a irmã Jane Fonda declarou: "Estou muito triste. Ele era o meu irmãozinho mais novo com um coração doce. O falastrão da família. Eu tive um tempo muito bonito sozinha com ele nesses últimos dias. Ele foi embora rindo".

Comentários (0)

Faça login para comentar.