Saltar para o conteúdo

Notícias

1ª Mostra de Cinema do Brasil em Lisboa

Mostra de Cinema do Brasil em Lisboa

O melhor da produção cinematográfica contemporânea brasileira chega em Lisboa para a 1ª Mostra de Cinema do Brasil, a ser realizada no Cinema São Jorge, de 19 a 22 de julho, com 14 filmes. A Mostra é organizada pela Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com a Linhas Produções Culturais e o Cinema São Jorge.

Para Fernanda Bulhões, diretora da Linhas Produções Culturais, um dos objetivos da Mostra é abrir novas portas para o melhor do cinema brasileiro no cenário internacional. “O Brasil tem produzido ano a ano filmes excelentes, muitos dos quais reconhecidos e premiados em alguns dos principais festivais do mundo. Além de intensificar a presença dos filmes brasileiros naquele país, a Mostra também será uma oportunidade para que o público português conheça ainda mais sobre nossa cultura e nossa arte”, afirma.

A sessão de abertura no dia 19, às 20h30, terá a exibição do filme Nise, o coração da loucura, de Roberto Berliner, baseado na história real da psiquiatra brasileira Nise da Silveira, interpretada pela atriz Glória Pires. O filme se passa na década de 40, em um hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro, quando Nise propõe nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem de esquizofrenia, eliminando métodos violentos como o eletrochoque e a lobotomia.

A obra venceu diversos prêmios, como melhor filme e melhor atriz no 28º Festival de Tóquio (2016), melhor longa de ficção pelo Júri Popular no Festival de Cinema Latino de Epernay, na França (2016),  melhor filme e prêmio da audiência no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro (2015), e melhor filme no Festival BRICS de Cinema, na China (2017).

Outro destaque é João, o maestro, com direção de Mauro Lima. O filme é uma cinebiografia do pianista e maestro brasileiro João Carlos Martins, considerado um dos maiores intérpretes de Bach do mundo.  O filme aborda alguns detalhes pouco conhecidos da vida do artista, como o primeiro concerto internacional, a relação com as mulheres, a teimosia e o perfeccionismo em relação à música.

O filme da minha vida, de Selton Melo, que também atua como ator, é baseado na obra Um pai de cinema, do chileno Antonio Skármeta, autor de O carteiro e o poeta (filme indicado a 5 Oscars em 1994). No filme, o jovem Tony Terranova precisa lidar com a ausência do pai, que deixou a ele e a sua mãe para voltar a viver na França.

A Mostra também leva ao público português o filme Bingo, O Rei das Manhãs, com direção de Daniel Rezende, indicado pelo Brasil ao Oscar 2018.  Bingo conta a história real de Augusto, intérprete do mais famoso palhaço da TV brasileira dos anos 80. Com muita ironia e humor ácido, ambientado numa roupagem pop e exagerada dos bastidores da televisão da época, o filme conta essa incrível e surreal história de um homem em busca do reconhecimento da sua arte.

Completam a Mostra A voz do silêncio (drama) de André Ristum, Antes que eu me esqueça (comédia), de Tiago Arakilian, Paraíso Perdido (drama), de Monique Gardemberg, Arábia (drama), de Affonso Uchoa e João Dumans, Para ter onde ir (drama), de Jorane Castro, Correndo atrás (comédia), de Jeferson De, Ana e Vitória (comédia romântica| musical), de Matheus Souza,  Canastra Suja (drama), de Caio Sóh, Tungstênio, de Heitor Dhalia, além do documentário Fevereiros, de Márcio Debellian.

ARTISTAS CONVIDADOS

Os artistas Augusto Madeira (atua em Nise, Bingo, A voz do silêncio e Antes que eu me esqueça), Stephanie de Jongh (A voz do silêncio) e o diretor Marcio Debellian (Fevereiros) estarão presentes nas sessões para um debate com o público. A dupla Ana e Vitória, mais nova revelação da música pop brasileira, também estará presente na sessão do filme homônimo, uma comédia romântica/musical que trata da história das artistas. No fim da sessão, está previsto um pocket show da dupla. As meninas fazem sucesso em Portugal com a música “Trevo” e o filme é inédito até mesmo no Brasil, onde estreia em agosto. A Voz do Silêncio é outro filme inédito no Brasil.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Comentários (0)

Faça login para comentar.