Saltar para o conteúdo

Notícias

Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo recebe vencedores do Oscar e de Cannes

O Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo (Curta Kinoforum) chega à sua 30ª edição entre os dias 22 de agosto a 01 de setembro de 2019. Organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o evento anunciou os filmes selecionados para suas Mostras Principais.

Neste ano, foram 3892 inscritos: 2926 para a Mostra Internacional, 262 para a Mostra Latino-Americana e 704 para os Programas Brasileiros. Destes, 239 títulos foram escolhidos pelos comitês de visionamento do Festival. Os filmes dos Programas Especiais e a grade completa serão divulgados em breve.

Entre os selecionados para a Mostra Internacional estão curtas premiados nos mais importantes festivais do mundo. Vencedor do Oscar, o norte-americando Skin, de Guy Nattiv, trata de tempos de violência e oposições. O grego The distance between us and the sky, dirigido por Vasilis Kekatos e ganhador da Palma de Ouro em Cannes, conta uma história de amor inesperada. Também serão apresentados Grenouille de Cristal, curta francês de Slony Sow com Gerard Depardieu no elenco, e Blue, novo filme do celebrado diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul.

Na seção dos latino-americanos, destaque para obras com protagonismo feminino, como Lucía en el limbo, produção belgo-costarriquenha de Valentina Maurel que participou da Semana da Crítica de Cannes, e o colombiano Elena, de Jesus Reyes, uma corajosa ficção sobre ser mãe em meio a um ambiente de guerra, competidor em Clermont-Ferrand. Já em Kalunga, a realizadora moçambicana Lara Sousa mostra como reencontrou a África em sua vivência em Cuba.

Com 125 curtas-metragens, os Programas Brasileiros revelam uma produção audiovisual cada vez mais plural e diversa no país. Entre os títulos, estão Mãe não chora, de Carol Rodrigues e Vaneza Oliveira (SP), atriz da série 3%, sobre uma funcionária de uma vara da família que precisa levar o filho ao trabalho porque não consegue deixá-lo com o pai, e Amnestia, de Susanna Lira (RJ), que aborda vítimas da ditadura militar e tem narração de Paulo Abrão, ex-Secretário Nacional de Justiça. Imaginarium, novo filme do cineasta Cristiano Burlan (SP) também é um dos selecionados.

Completando 30 anos, o Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo terá pela primeira vez uma Mostra Competitiva, destinada apenas a títulos brasileiros. Entre os participantes estão Angela, de Marília Nogueira (MG); Duda, de William Biagioli e Eugenia Castello (PR); Em reforma, de Diana Coelho (RN); Kerexu, de Denis Rodriguez e Leonardo Remor (RS); Não Moro Mais Aqui, de Laura de Araújo (PE); e Sem Asas, de Renata Martins (SP), com a atriz Grace Passô.

A Mostra Limite é outra novidade na seleção oficial do Festival. Criando um diálogo entre curtas brasileiros e estrangeiros que aportam novos recortes e narrativas ousadas, o programa é uma homenagem ao filme homônimo de Mário Peixoto, lançado no início dos anos 1930, que foi um verdadeiro divisor de águas na cinematografia brasileira. Com pensamentos inéditos do filósofo George Didi-Huberman, Revolver, dirigido por Frederico Benevides e Tadeu Capristano (RJ), é um dos integrantes desta mostra.

A programação do Curta Kinoforum é gratuita e ocupará diferentes salas de cinema da capital: Cinemateca Brasileira, CineSesc, Museu da Imagem e do Som –MIS, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo – CCSP, Cine Olido, Cinusp, além dos CEU's Perus, Caminho do Mar e Vila Atlântica.

Comentários (0)

Faça login para comentar.