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Festival de Berlim terá vários filmes brasileiros


No Intenso Agora, documentário do cineasta João Moreira Salles (Santiago), produzido pela Videofilmes, que mostra quatro conjuntos de imagens da década de 1960: os registros da revolta estudantil francesa em maio de 1968; os vídeos feitos por amadores durante a invasão da Tchecoslováquia em agosto do mesmo ano, quando as forças lideradas pela União Soviética colocaram fim à Primavera de Praga; as filmagens do enterro de estudantes, operários e policiais mortos durante os eventos de 68 nas cidades de Paris, Lyon, Praga e Rio de Janeiro; e as cenas que uma turista – a mãe do diretor – filmou na China em 1966 – ano em que se implantou no país a Grande Revolução Cultural Proletária. O longa estará na Mostra Panorama.


Joaquim, filme dirigido por Marcelo Gomes (O Homem das Multidões), que conta a história de Joaquim José da Silva Xavier, um soldado do Império que se transformou no líder da Inconfidência Mineira. Com um maneira diferente de se mostrar essa história, o diretor investiga as circunstâncias em que ocorreu a tomada da consciência política dos alferes - antes da construção do mito Tiradentes. O longa vai concorrer ao Urso de Ouro nesta edição do festival, que acontecerá entre os dias 9 e 19 de fevereiro.

Além destes, o festival contará com mais três filmes brasileiros na mostra Panorama: Rifle, de Davi Pretto, Vazante, de Daniela Thomas e Pendular, de Julia Murat. Dois longas na seção Generation - dedicado a temática jovem - que são As Duas Irenes, de Fabio Meira e Mulher do Pai, de Cristine Oliveira. Também teremos o curta Estás Vendo Coisas, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca. A última vez que o Brasil ganhou a competição principal foi em 2008 com Tropa de Elite, de José Padilha.

Confira abaixo todos os filmes em competição:

FILMES NA MOSTRA PRINCIPAL:

Django, de Etienne Comar (sessão de abertura do festival), França

Bamui haebyun-eoseo honja ("On the Beach at Night Alone"), de Hong Sangsoo, Coreia do Sul

Helle Nächte ("Bright Nights"), de Thomas Arslan, Alemanha/Noruega

Joaqui", de Marcelo Gomes, Brasil/Portugal

Mr. Long, de Sabu, Japão/Alemanha/Hong Kong, China/Taiwan

Return to Montauk, de Volker Schlöndorff, Alemanha/França/Irlanda

Wilde Maus, Josef Hader, Áustria

Ana, mon amour, de Călin Peter Netzer, Romênia/ Alemanha/ França

Beuys, de Andres Veiel, Alemanha

Colo, de Teresa Villaverde, Portugal/ França

The Dinner, de Oren Moverman, Estados Unidos

Félicité, de Alain Gomis, França/Senegal/Bélgica/Alemanha/ Líbano

The party, de Sally Potter, Inglaterra

Pokot (Spoor), de Agnieszka Holland, Polônia/Alemanha/República Tcheca/Suécia/Eslováquia

]Teströl és lélekröl (On Body and Soul), de Ildiko Enyedi, Hungria

Toivon tuolla puolen (The other side of hope), de Aki Kaurismäki, Finlândia

Una mujer fantástica (A fantastic woman), de Sebastián Lelio, Chile/Alemanha/EUA/Spain

FORA DE COMPETIÇÃO:

El bar, de Álex de la Iglesia, Espanha

Logan, de James Mangold, EUA

Viceroy’s House, Gurinder Chadha, Índia/Reino Unido

T2 Trainspotting, Danny Boyle, Reino Unido

Comentários (1)

Chcot Daeiou | domingo, 22 de Janeiro de 2017 - 13:30

Só uma coisa: Marcelo Gomes é diretor de Cinema Aspirinas e Urubus, e não de Praia do Futuro.

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