Saltar para o conteúdo

Notícias

Após 25 anos, Lee Unkrich deixa a Pixar


Após 25 anos de verdadeiros clássicos da animação e alguns prêmios Oscar, o diretor Lee Unkrich anunciou sua saída Pixar Animation Studios. A informação é da The Hollywood Reporter.

Unkrich se formou na University of Southern California School of Cinematic Arts em 1990. Em 1994, se juntaria à Pixar, onde tornaria-se vice-presidente de Editorial e Layout. Ele co-dirigiu alguns dos maiores clássicos do estúdio, como Toy Story 2, Monstros S.A. e Procurando Nemo e então dirigiu sozinho Toy Story 3 e Viva - A Vida é Uma Festa, pelos quais ganhou o Oscar de Melhor Animação.

A Pixar foi informada da decisão na sexta, com a seguinte justificativa: "Eu não estou indo embora para fazer filmes em outro estúdio; ao invés disso, estou indo passar um tempo necessário com a minha família e perseguir interesses que foram postergados".

O diretor de 51 anos leva a Pixar depois do premiado filme sobre a cultura mexicana e é a segunda grande perda recente da Pixar, após o afastamento do criador John Lasseter (Toy Story) por acusações de assédio sexual. 

Pete Docter (Divertida Mente) comentou a saída: "Lee chegou na Pixar enquanto fazíamos Toy Story e teve um efeito profundo em todos os filmes da Pixar desde então. Ele literalmente ensinou a nós, diretores iniciantes, sobre encenação, composição e edição. Sua arte e expertise como editor e co-diretor tornou-se uma razão importante para a alta qualidade de nossos filmes, e quando ele começou a dirigir, sua habilidade encontrar emoção e humor profundos o permitiu criar um dos filmes mais fortes que já fizemos". Docter é o atual chefe do setor criativo da Pixar. 

O presidente da Pixar afirmou em declaração: "Se você olhar o cinema contemporâneo, seria difícil achar alguém mais brilhante na arte de se fazer um filme que Lee Unkrich. Ele foi um jogador chave em elevador virtualmente todos os filmes da Pixar".

CEO da Disney, Alan Horn disse: "Lee deixou uma marca indelével no  mundo do cinema, e estávamos tão gratos pela paixão e o talento que ele trouxe em cada filme que ele trabalhou. Ele sempre será parte da família Disney-Pixar, e vamos sentir sua falta".

O próximo filme da Disney seria a fantasia urbana Onward, com estreia prevista para 6 de março de 2020.

Comentários (0)

Faça login para comentar.