Saltar para o conteúdo

Notícias

Coringa recebe aclamação crítica em Veneza


Adaptação madura dos quadrinhos do Batman, Coringa é um dos filmes mais esperados do ano e pelo jeito as expectativas otimistas estavam certas. O filme estreou no Festival de Veneza e a aclamação veio rápido: foram nada menos que oito minutos de ovação em pé. E agora, com a queda do embargo, as críticas se mostraram extremamente positivas, no geral. 

O longa dirigido por Todd Philips (Cães de Guerra), Coringa tem 89% de aprovação no Rotten Tomatoes, 75 no Metacritic com base em 18 críticas e 9.7 no IMDb, baseado em 197 avaliações. Steve "Frosty" Weintraub do Collider descreveu que "[...] Philips criou um isolado e intimista  estudo de personagem que é extremamente influenciado por outra era de filmagem. Dos primeiros créditos aos últimos frames, Philips levou o filme colorido de quadrinhos para as ruas sujas e ameaçadoras do final dos anos 70 com resultados fantásticos. Acredite em mim, você nunca viu um filme de quadrinhos que nem Coringa e não estou certo se teremos algo assim novamente".

Já David Rooney do The Hollywood Reporter conferiu nota 10 ao filme, escrevendo que  "O que compele tanto sobre o papel título, tanto na maneira como foi escrito quanto na performance crua e visceral de Phoenix, é que nós somos encorajados a sentir simpatia pelo Coringa mesmo quando ele está claramente se tornando um maníaco homicida. [...] A trajetória de inocência à maldade é trágica. Mas assistir Arthur exultar enquanto a onda de crimes cresce é um espetáculo de arrepiar que ilustra todo o ridículo, abuso e marginalização que teve de enfrentar".

David Ehrlich da IndieWire chamou Coringa de "o mais ousado e mais excitante filme de super-herói desde O Cavaleiro das Trevas", também observando que Phoenix baseia boa parte da sua performance em papéis anteriores: "se Freddie Quell (de O Mestre) e Theodore Twombly (de Ela) entrassem na máquina de teleporte de A Mosca, eles se transformariam em Arthur Fleck".

O diretor do Festival de Veneza Alberto Barbera elogiou a coragem da Warner de exibir o filme em Veneza e já prevê o futuro do filme no Oscar: "Acho que eles fizeram uma boa escolha. A escolha certa. O filme merece a recepção que está tendo. Vai além dos limites do gênero. A performance de Joaquin Phoenix é de tirar o fôlego e Todd Philips fez um grande trabalho. Eles são muito bons. Com certeza estarão competindo [ao Oscar]".

Coringa estreia em 4 de outubro de 2019.

Comentários (0)

Faça login para comentar.