Saltar para o conteúdo

Notícias

Emma Thompson se recusa a trabalhar com John Lasseter e abandona projeto


A atriz Emma Thompson (Simplesmente Amor) deixou o projeto de animação Luck da Skydance Animation (das franquias Star Trek e Jack Reacher) após a contratação de John Lasseter (Toy Story), ex-presidente da Pixar que pediu demissão após acusações de assédio sexual virem à tona.

Thompson aproveitou a ocasião para justificar o motivo da saída, que foi amplamente repercutida pela mídia, escrevendo uma carta ao CEO da Skydance Animation David Ellison em 23 de janeiro e foi publicada em fevereiro primeiro pelo Los Angeles Times. 

Confira a carta na íntegra:

"Como vocês sabem, eu deixei a produção de Luck, onde seria dirigida pelo incrível Alessandro Carloni [N. do T.: Kung Fu Panda 3]. Parece muito estranho para mim qe você e sua companhia considerem contratar alguém com o padrão de mau comportamento do Sr. Lasseter dado o presente clima onde deveríamos esperar que pessoas com o tipo de poder que vocês tem assumissem a responsabilidade.

Eu entendo que a situação - que envolve vários seres humanos - é complicada. Entretanto há questões que gostaria de perguntar:

Se um homem têm tocado mulheres inapropriadamente por décadas, porque uma mulher iria querer trabalhar para ele se a única razão que ele não está as tocando inapropriadamente é que agora o contrato dele diz que ele deve se comportar "profissionalmente"?

Se um homem fez com que mulheres em suas empresas se sentissem subvalorizadas e desrespeitadas por décadas, porque as mulheres em sua nova empresa acham que qualquer respeito que ele mostre a elas é qualquer outro que aquele que é exigido a performar por seu treinador, seu terapeuta e seu acordo de trabalho? A mensagem parece ser, ~Eu estou aprendendo a sentir respeito por mulheres então por favor sejam pacientes enquanto eu trabalho nisso. Não é fácil".

Muito foi dito sobre dar a John Lasseter uma "segunda chance". Mas ele está presumivelmente sendo pago em milhões de dólares para receber essa segunda chance. O quanto os empregados da Skydance estão sendo pagos para DAR a ele uma segunda chance.

Se John Lasseter começasse sua própria empresa, então cada empregado teria a oportunidade de escolher se daria ou não a ele uma segunda chance. Mas qualquer empregado da Skydance que não quer dar a ele uma segunda chance tem que permanecer e se sentir desconfortável ou perder seu emprego. Não deveria John Lasseter que teria que perder o emprego DELE se os empregados não queriam dar a ee uma segunda chance?

A Skydance revelou que nenhuma mulher recebeu indenização da Pixar ou da Disney como resultado de ter sido assediada por John Lasseter. Mas dado todo o abuso acumulado em mulheres que se posicionaram para fazer acusações contra homens poderosos, nós realmente pensamos que nenhuma indenização significa que não houve nenhuma indenização ou nenhum ambiente hostil de trabalho? Deveríamos nos sentir confortadas que mulheres que sentem que suas carreiras foram descarrilhadas trabalhando para Lasseter NÃO receberam dinheiro?

Espero que esses pontos tornem compreensível o meu nível de desconforto. Eu sinto remorso de ter que me afastar porque amo muito o Alessandro e acho que ele é um diretor incrivelmente criativo. Mas eu só posso fazer o que sinto que é certo durante esses tempos difíceis de transição e despertar de consciência coletiva.

Tenho noção que séculos de sentimento de posse sobre corpos femininos quer elas queiram ou não não irá mudar da noite para o dia. Ou em m ano. Mas eu também sei que se pessoas que se pronunciaram - como eu - não tomar esse tipo de posição então a chance das coisas mudaram é muito pequena no ritmo necessário para proteger a geração da minha filha.

Sinceramente sua,

Emma Thompson"

John Lasseter ainda não se pronunciou sore as declarações de Emma Thompson.

Comentários (0)

Faça login para comentar.