Saltar para o conteúdo

Notícias

Antônio e Camila Pitanga são os homenageados da Mostra Tiradentes

Foram anunciados ontem tanto o tema quanto os homenageados da 23a. Mostra Tiradentes de Cinema, um dos mais importantes festivais do país, a ser realizado entre os próximos dias 24 de janeiro e 1o. de fevereiro na cidade histórica mineira, dando o pontapé inicial ao calendário de festivais brasileiros como já é tradição; espera-se mais uma vibrante e urgente seleção, que venha apontar as lanternas em direção a um futuro que o cinema precisa enfrentar.

'A Imaginação como Potência' é o tema que vai perpassar toda a seleção em 2920, provavelmente a ser anunciada ainda esse mês. Para o crítico Francis Vogner dos Reis, mais uma vez a frente da coordenação de curadoria, o cinema resistirá aos ataques que vem sofrendo. “O que emerge na atual produção no país é o desejo de interpretar nossa experiência hoje, de projetar caminhos possíveis, de provocar imagens que nos remetam a uma perspectiva sobre o passado tendo em vista não só um olhar original sobre fraturas sociais e políticas, mas também uma superação destas num desejo de futuro”, destaca Francis. “Existem filmes, documentários e ficções, que olham o presente e colocam as coisas em termos históricos, atentando para o mundo como ele é e se questionando como ele poderia ser”.

O tema, de acordo com Francis, mostra que o cinema pode expandir a nossa imaginação em tempos de barbárie e perseguição. "Os filmes imaginam outros mundos, outras possibilidades de existência, permitem ver o real transfigurado para além do fatalismo que a mediocridade política insiste em apontar como a única realidade possível”, reafirma o crítico que está preparando mais uma edição de tirar o fôlego dos cinéfilos mineiros.

Os homenageados do ano fazem parte de uma mesma e celebrada família, Antônio e Camila Pitanga. Somando 80 anos esse ano, Antônio pavimentou a estrada rumo a representatividade negra nas artes do país como um todo. Inspirou e orgulhou o país e os próprios filhos, e Camila estará do lado dele recebendo esse mesmo carinho e representando também ela a nova geração de artistas negros brasileiros que ainda enfrentam desafios e preconceitos, também ela inspirando novos atores e atrizes.

O filme de abertura do evento faz parte também ele do bloco de homenagens. 'Escravos de Jó', o novo longa de Rosemberg Cariry, mostra Antônio como um dos protagonistas de um filme que é uma história de amor entre dois jovens no qual o homenageado interpreta um veterano imigrante africano. “Ele faz esse velho livreiro de ascendência judaica, chamado Jerémie Valés, imigrante do norte da África com história de vida passada também na França. Um personagem que viveu os horrores da Segunda Guerra Mundial, mas que manteve viva a esperança e a chama da poesia”, conta Cariry.

Tambem fazem parte das homenagens a pai e filha 'Na Boca do Mundo', dirigido e protagonizado pelo próprio Pitanga, 'Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios', de Beto Brant e protagonizado por Camila, além de 'Pitanga', documentário sobre o pai dirigido pela filha e também por Brant, fechando a seção Homenagem.

A seleção completa da Mostra Tiradentes será anunciada até semana que vem e vem aguardada de profunda ansiedade por todos que desejam que o cinema brasileiro dê continuifade ao momento iniciado nesse ano que se encerra, mostrando ao governo preparado para o desmonte de nossa cultura como a mesma está viva e repleta de nomes veteranos e novos sedentos a fazer de 2020 um grande ano.

Comentários (0)

Faça login para comentar.