Saltar para o conteúdo

Notícias

BAFTA 2019 | Entre o México e a Inglaterra


Sete prêmios pra um lado, quatro pro outro. A Favorita e Roma saem desse último prêmio televisionado como os grandes vitoriosos da cerimônia britânica do BAFTA, o Oscar inglês. Os dois são os grandes indicados nos EUA, cada um com 10 indicações da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que entregam seus prêmios em duas semanas. 

O filme de Alfonso Cuaron saiu com os prêmios de melhor filme, melhor direção, melhor fotografia e melhor filme em língua estrangeira, todos para as mãos de seu autor, que reconta aqui sua infância e a relação da sua família com a babá que serviu a eles por anos. No lado histórico inglês, o grego Yorgos Lanthimos pela primeira vez em roteiro que não é de sua autoria (Deborah Davis e Tony McNamara) mas trazido para seu universo exótico com sucesso ao contar a história da Rainha Anne e as duas aias que irão brigar por uma posição ao seu lado, no poder e no coração. Foram 7 prêmios: atriz, atriz coadjuvante, roteiro original, figurino, direção de arte, maquiagem e filme britânico; Olivia Colman e Rachel Weisz levaram os prêmios de interpretação pelo longa, as duas mais brilhantes atrizes do ano. 

Ambos irão brigar em solo americano com Green Book, o exemplar tipicamente americano a ter maiores chances no próximo dia 24; hoje, saiu da festa com o prêmio de coadjuvante para Mahershala Ali. Já o prêmio de ator protagonista foi para o já previamente favorito foi para Freddie Mercury, quer dizer, para Rami Malek, em sua emulação do líder do Queen em Bohemian Rhapsody. Spike Lee levou finalmente seu primeiro BAFTA pelo roteiro de Infiltrado na Klan e também parte como favorito ao Oscar. 

A dúvida agora é quantos desses prêmios irão se repetir nas próximas semanas, tendo em vista que os últimos quatro vencedores do BAFTA de melhor filme foram diferentes do Oscar - ao invés de Birdman, Spotlight, Moonlight e A Forma da Água, os britânicos preferiram Boyhood, O Regresso, La La Land e Três Anúncios para um Crime. Vamos ver então se Cuaron volta a igualar o que aconteceu pela última vez com o 12 Anos de Escravidão de Steve McQueen. 

Os vencedores do BAFTA:

*Melhor Direção de Arte: A Favorita
*Melhor Animação: Homem-Aranha no Aranhaverso
*Melhor Curta Animado: Roughhouse
*Melhor Filme Britânico: A Favorita
*Melhor Curta-Metragem: 73 Cows
*Melhor Som: Bohemian Rhapsody
*Melhor Edição: Vice
*Melhor Documentário: Free Solo
*Melhor Maquiagem e Penteado: A Favorita
*Melhor Atriz Coadjuvante: Rachel Weisz (A Favorita)
*Atriz/Ator em Ascensão: Letitia Wright (Pantera Negra)
*Melhor Roteiro Adaptado: Infiltrado na Klan
*Melhor Música Original: Nasce Uma Estrela
*Melhor Roteiro Original: A Favorita
*Melhor Ator Coadjuvante: Mahershala Ali (Green Book)
*Melhor Fotografia: Roma
*Melhor Estreia Britânica em Direção, Roteiro ou Produção: Beast
*Melhores Efeitos Visuais: Pantera Negra
*Melhor Filme de Língua Não-Inglesa: Roma
*Melhor Figurino: A Favorita
*Melhor Direção: Alfonso Cuarón (Roma)
*Melhor Ator: Rami Malek (Bohemian Rhapsody)
*Melhor Atriz: Olivia Colman (A Favorita)
*Melhor Filme: Roma

Comentários (1)

Faça login para comentar.