Saltar para o conteúdo

Notícias

Critics Choice | Os caminhos começam a levar a Roma


Ontem foi a noite do segundo prêmio televisionado da temporada, os Critics Choice, um grupo de quase 400 críticos americanos que votam nos melhores do ano, e a festa foi mexicana. Roma está vencendo os pensamentos que previam um preconceito a um filme estrangeiro fora de sua zona de origem (aquela categoria restritiva) e a seu canal produtor, o streaming Netflix, que entrou com tudo na corrida para o Oscar esse ano. Foram 4 troféus portentosos, todos na mão do diretor Cuaron: filme, direção, fotografia e o indefectível estrangeiro. Difícil imaginar se estão mais felizes o realizador já multipremiado por Gravidade ou a plataforma de streaming. 

Nas categorias de atuação, os mesmos Mahershala Ali e Regina King repetiram suas vitórias do Globo de Ouro, respectivamente por Green Book e Se a Rua Beale Falasse. Entre os protagonistas, alguma surpresa: o favorito de última hora Rami Malek (Bohemian Rhapsody) viu seu principal concorrente Christian Bale (Vice) levar não um mas dois prêmios, e Glenn Close empatou com Lady GaGa, voltando a criar um impasse entre A Esposa e Nasce uma Estrela na categoria. Na categoria de comédia, a melhor atuação do ano saiu premiada - Olivia Colman pela rainha Anne de A Favorita, que também levou um merecido prêmio para seu elenco. 

Outra ligeira surpresa foi o prêmio de filme de comédia ter ido para 'Podres de Ricos', o que pode indicar uma certa propensão ao SAG de elenco, além de mostrar que tem sim gente disposta a colocar esse grande hit americano entre os indicados a melhor filme. 

Em roteiro, Paul Schrader volta a respirar com um merecido prêmio para 'First Reformed' e Barry Jenkins rouba Spike Lee com 'Se a Rua Beale Falasse', mostrando que tudo pode acontecer nessas categorias até o Oscar. Na parte técnica, 'Pantera Negra' e 'O Primeiro Homem' foram além do esperado e saíram com prêmios, no plural. 

Ainda essa semana, a aposta final para os Oscars, um chute sobre o que deve acontecer daqui há 8 dias.

Comentários (1)

Walter Prado | segunda-feira, 14 de Janeiro de 2019 - 18:42

"Foram 4 troféus portentosos, todos na mão do diretor Cuaron: filme, direção, fotografia e o indefectível estrangeiro."

Isto realmente é impossível acontecer no Oscar, Cuarón sair com 4 prêmios.

Em atriz não há impasse algum, é Close com 99% de chances de vitória e Colman com 1%.

Certamente tem gente querendo Crazy Rich Asians em melhor filme, como queriam The Big Sick ano passado, ficaram querendo.

E Jenkins já era favorito em roteiro sobre Lee, surpresa nenhuma aí. Ainda mais no Critics Choice onde Beale Street foi indicado até em direção.

Faça login para comentar.