Saltar para o conteúdo

Notícias

Festival de Gramado: Premiação com festa para muitos


Se teve um grande vencedor na edição de número 46 do Festival de Gramado encerrado ontem foi Ferrugem. Não, na verdade a maior quantidade de troféus para Benzinho o aponta como tal. Pensando bem, A Voz do Silêncio levou dois prêmios dos mais importantes, então ele deve ser o maior vencedor. Mas Simonal levou o mesmo número de troféus do filme que ganhou a categoria principal, então... bom, o que ficou claro na serra gaúcha durante o encerramento da competição é que o burburinho que se ouvia era real: a seleção de longas nacionais era de altíssima qualidade, então 6 dos 8 filmes saíram com prêmios, numa divisão que tentou primar pela justiça.

Já entre os longas latinos houve sim uma concentração. A coprodução Paraguai-Brasil As Herdeiras arrebatou 6 troféus, dentre eles todos os referentes a filme, tanto do júri oficial, quanto do júri da crítica quanto a escolha popular, mais os prêmios de direção, roteiro e atriz, dividido entre as três protagonistas. O filme que em fevereiro saiu de Berlim com os troféus da imprensa e também de atriz (mas lá só para Ana Brun) estreia na próxima quinta-feira e é um belo retrato sobre o renascimento de uma mulher às vésperas da terceira idade, de beleza inegável. O filme Mi Mundial levou o troféu de ator para Néstor Guzzini, e o longa Averno ganhou fotografia, montagem e um prêmio especial do júri.

Entre os curtas, foi uma festa bem animada. O prêmio de melhor filme para o júri oficial foi Guaxuma de Nara Normande e o júri popular escolheu Torre de Nádia Mangolini, ambos animações e ambos excepcionais, longas que já vem ganhando prêmios por aí. Os prêmios de atuação foram para dois não-atores, Maria Tujira por Catadora de Gente e Manoel do Monte por A Retirada para um Coração Bruto, também vencedor em roteiro e trilha; ambos interpretam a si mesmos em seus filmes, respectivamente um documentário e uma ficção em cima de um personagem real. O prêmio de direção em curta foi para Fábio Rodrigo por Kairo. O prêmio Canal Brasil foi para Nova Iorque, de Leo Tabosa.

E chegando enfim na competição de longas, a divisão pode até não ter agradado a todos, mas havia um clima de justiça reverberado. O longa de Aly Muritiba Ferrugem ficou com os troféus de melhor filme, roteiro e som. O filme também estreia na próxima quinta e conta uma história de pais jovens e filhos adolescentes, envolvidos em danos virtuais e desmoralizações do nosso tempo. O celebrado longa de Gustavo Pizzi levou os outros dois prêmios de filme (crítica e popular), além dos merecidos troféus de atriz e atriz coadjuvante, Karine Teles e Adriana Esteves em troféus esperados e merecidos. Os troféus de ator e ator coadjuvante também foram para o mesmo filme, 10 Segundos para Vencer, que estreia mês que vem; o ator coadjuvante Ricardo Gelli deve ter sido das raras surpresas da noite, mas Osmar Prado emocionou toda a plateia. Dos maiores e menos reconhecidos atores do país, Osmar ressaltou isso no palco, como ganhava um prêmio de cinema pela primeira vez, e por fim pediu liberdade ao ex-presidente Lula. A cinebiografia do cantor Wilson Simonal saiu da festa com os kikitos de fotografia, direção de arte e trilha, e o novo longa de André Ristum deu a ele o prêmio de direção; A Voz do Silêncio também levou o prêmio de montagem.

Abaixo, a relação dos vencedores. 

MOSTRA COMPETITIVA - NACIONAL

Melhor Filme
Ferrugem

Melhor Filme - Júri Popular
Benzinho

Melhor Filme - Júri da Crítica
Benzinho

Melhor Direção
André Ristum (A Voz do Silêncio)

Melhor Ator
Osmar Prado (10 Segundos para Vencer)

Melhor Atriz
Karine Teles (Benzinho)

Melhor Ator Coadjuvante
Ricardo Gelli (10 Segundos para Vencer)

Melhor Atriz Coadjuvante
Adriana Esteves (Benzinho)

Melhor Roteiro
Aly Muritiba e Jessica Candal (Ferrugem)

Melhor Fotografia
Pedro Baião (Simonal)

Melhor Trilha Musical
Max de Castro e Wilson Simoninha (Simonal)

Melhor Direção de Arte
Yurika Yamasaki (Simonal)

Melhor Desenho de Som
Alexandre Rogoski (Ferrugem)

Melhor Montagem
Gustavo Gianni (A Voz do Silêncio)

Menção Honrosa
A Cidade dos Piratas


MOSTRA COMPETITIVA - LATINA

Melhor Filme
As Herdeiras

Melhor Filme - Júri Popular
As Herdeiras

Melhor Filme - Júri da Crítica
As Herdeiras

Prêmio Especial do Júri
Averno

Melhor Direção
Marcelo Martinessi (As Herdeiras)

Melhor Ator
Nestor Guzzini (Mi Mundial)

Melhor Atriz
Ana Brun, Margarita Irun e Ana Ivanova (As Herdeiras)

Melhor Roteiro
Marcelo Martinessi (As Herdeiras)

Melhor Fotografia
Nelson Wainstein (Averno)


MOSTRA COMPETITIVA - CURTAS

Melhor Filme
Guaxuma

Melhor Filme - Júri Popular
Torre

Melhor Filme - Júri da Crítica
Torre

Prêmio Especial do Júri
Estamos Todos Aqui

Melhor Direção
Fábio Rodrigo (Kairo)

Melhor Ator
Manoel do Norte (A Retirada para um Coração Bruto)

Melhor Atriz
Maria Tugira Cardoso (Catadora de Gente)

Melhor Roteiro
Marco Antônio Pereira (A Retirada para um Coração Bruto)

Melhor Fotografia
Beto Martins (Nova Iorque)

Melhor Direção de Arte
Pedro Franz e Rafael Coutinho (Torre)

Melhor Trilha Sonora
Manoel do Norte (A Retirada para um Coração Bruto)

Melhor Desenho de Som
Fábio Carneiro Leão (Aquarela)

Melhor Montagem
Thiago KIstenmacker (Aquarela)

Prêmio Canal Brasil
Nova Iorque

Comentários (0)

Faça login para comentar.