Saltar para o conteúdo

Notícias

Os primeiros passos de Tiradentes


Parece longe, mas a Mostra Tiradentes começa sua vigésima segunda edição já no próximo dia 18 de janeiro, até o dia 26. Hoje foram revelados tanto o tema da edição quanto a homenageada, a atriz, dramaturga e diretora mineira Grace Passô, um dos nomes de maior destaque da cena artística nacional em todos os campos. Dramaturga premiada pelo espetáculo Vaga Carne, Grace estreia como diretora de cinema com a adaptação desse próprio texto, assinado em conjunto com Ricardo Alves Jr. e que abrirá a Mostra e servirá como parte de sua homenagem, junto a Temporada de André Novais Oliveira e Elon não Acredita na Morte, também de Alves Jr.

Grace tem sido desde 2016 figura presente nos festivais de cinema do país, ganhando em 2017 o prêmio de melhor atriz no Festival do Rio por Praça Paris de Lúcia Murat e desse ano em Brasília por 'Temporada', o grande vencedor da mostra tradicional. Ela também teve seu nome escolhido graças ao tema desse ano casar com a própria artista que Grace se torna; Corpos Adiante simboliza, nas palavras do coordenador curatorial do evento Cleber Eduardo, “são corpos do presente, com suas dores de várias naturezas e opressões, corpos resistentes em seus lugares, persistentes em seus desejos, pacientes em suas lutas de afirmação, entre conflitos e atritos, ritos e mitos”.

Que Grace corresponda a essa descrição é das atribuições da seleção do evento, que enxerga nela uma clara representante desse cinema moderno e que transforma o corpo em material performático e de resistência à tantas batalhas diárias que o nosso cinema vem ressignificando. A mostra observa o lugar onde os corpos hoje têm espaço para existir e que corpos os tem, que espaços são esses cedidos. E pretende debater durante os seus 9 dias as potências desses mesmos corpos e o quanto a arte tenta recriar esses lugares para recebê-los e transformá-los, corpos e espaços. Grace seria uma resposta e uma agente dessas transformações.

Na dia seguinte a abertura, a homenagem segue para além do longa metragem adaptado da peça de sucesso, e teremos uma apresentação da própria artista através do espetáculo Grão da Imagem. Em cena, Grace Passô descreve cenas reais e cinematográficas, sem projetá-las no espaço, mas tentando fazê-las visíveis. A atração conta com a participação do músico Barulhista e será uma das mais esperadas atrações de Tiradentes, simplesmente imperdível.

Brevemente a programação, com os filmes selecionados para a Mostra Aurora, serão informados e o Cineplayers trará as informações de primeira, já no aguardo dessa esperada edição. 

Comentários (0)

Faça login para comentar.