Saltar para o conteúdo

Notícias

Sem poder competir, Netflix retira seus filmes de Cannes 2018


O serviço de streaming Netflix resolveu retirar cinco filmes do festival de Cannes após a premiação anual de cinema da França retirar da competição todos os filmes que não passarem no circuito comercial do país - o que afeta diretamente as produções de streaming que pretendiam participar do festival. A informação é da IndieWire. 

Entre as produções encontram-se novas e importantes obras como Roma, novo filme de Alfonso Cuarón (Gravidade). A Netflix já havia competido em 2017 pela Palma de Ouro com os filmes Okja e Os Meyerowitz - Família Não Se Escolhe, mas havia sido contestada pelo presidente do júri Pedro Almodóvar. 

O chefe de conteúdo Ted Sarandos não quis nem saber de passar seus filmes no festival fora da competição, após o presidente do evento Thierry Frémaux dizer que ainda estavam negociando e que ainda eram bem-vindos. 

Sarandos disse: "Nós queremos que nossos filmes concorram de igual para igual com qualquer outro cineasta. Há um risco de nós irmos nessa direção e termos nossos filmes e diretores tratados com desrespeito no festival. Eles definiram o tom. Eu não acho que seria bom para nós estar lá. Não acho que há qualquer razão para ficar fora da competição. A regra foi implícita para a Netflix, e Thierry tornou-a explícita sobre a Netflix quando ele anunciou a regra. Esse decisão é completamente contrária ao espírito de qualquer festival de cinema do mundo". 

Os outros filmes retirados são Hold The Dark, de Jeremy Saulnier (Green Room), Norway, de Paul Greengrass (O Ultimato Bourne), They'll Love Me When I'm Dead, de Morgan Neville (A Um Passo do Estrelato) e o filme de Orson Welles (Cidadão Kane) perdido há décadas The Other Side of The Wind.

O Festival de Cannes 2018 acontecerá entre 8 e 19 de maio.

Comentários (0)

Faça login para comentar.