Saltar para o conteúdo

Notícias

Os cinco episódios mais assustadores de Arquivo X

- por Bruno Marise

Eu quero acreditar. Nesta semana, a FOX confirmou a volta de Arquivo X, no formato de minissérie, com seis episódios inéditos e participação do elenco original. Em comemoração ao anúncio histórico, vamos dedicar um post a essa clássica série. Apesar de toda aura de mistério e da temática sobrenatural, Arquivo X não é uma atração que possa se classificar como "assustadora". Ao menos não em no sentido clássico, de meter medo, inerente aos filmes de terror. Porém, alguns episódios ficaram marcados justamente pelo clima sombrio, que chega a flertar com este gênero em alguns momentos. Essa lista reúne cinco episódios que de uma maneira ou de outra ficaram marcados por um teor mais denso e macabro.

"Ice" - 1ª temporada, episódio 7

Um suposto suicídio em massa acontece em uma estação de pesquisa no Alaska. Caso digno dos X-Files. Ao chegarem no local, Mulder e Scully acompanhados de uma equipe se deparam com um cachorro bastante agressivo, que morde Mulder e Bear, o piloto de helicóptero. Bear começa a ficar doente e aparecem estranhas manchas em sua pele. A equipe então descobre um parasita que infecta o sistema nervoso da vítima, tornando-a extremamente agressiva e violenta. Devido a uma forte nevasca, todos ficam presos dentro da estação, e aí é que o episódio começa: Com a possibilidade de qualquer um estar contaminado, o clima de tensão cresce absurdamente, criando um caos generalizado no ambiente. A desconfiança, o medo e o instinto de sobrevivência vêm à tona, mostrando como situações extremas podem desumanizar e nos privar daquilo que nos diferencia dos animais selvagens. Achou a história familiar? Pois é. "Ice" é assumidamente inspirado no clássico "Enigma de Outro Mundo", de John Carpenter. Apesar de não ter o mesmo ingrediente chocante e violento do filme, a atmosfera claustrofóbica e desesperadora toma conta do episódio, que não é apenas um dos mais assustadores, mas um dos melhores de toda a série.

"Die Hand Die Verletzt" - 2ª temporada, episódio 14

Cidadezinhas pequenas, daquelas interioranas que parecem ter parado no tempo e que são geralmente comandadas por uma sociedade conservadora, por si só já reservam algo de misterioso. E aqui na fictícia Milford Haven não é diferente. Um garoto é encontrado morto e mutilado em um bosque, vítima de um suposto ritual de magia negra. Durante a investigação, algo muito estranho parece estar por trás do comitê de pais e alunos do colégio Crowley (sacou?). É o primeiro e único episódio da série a lidar com a temática de ocultismo/satanismo e o mais perto que um x-file chegou do terror clássico. E nesse quesito ele é um primor: A atmosfera da cidade (sempre nublada e chuvosa), o comportamento dos membros do comitê e os efeitos especiais, que são louváveis considerando que a temporada foi filmada em 1994. Repare na inscrição na lousa durante a última cena. Além de revelar um suposto "parceiro" dos agentes no caso, é também um recado dos roteiristas Glen Morgan e James Wong, que estavam deixando a série.

"Humbug" - 2ª temporada, episódio 20

"Bizarra” é a melhor maneira de descrever essa estreia de Darin Morgan como roteirista em Arquivo X. Só pelo fato de se passar em um circo de aberrações (Freak Show), já poderíamos considerar o episódio pra lá de assustador, mas há muito além disso. Mulder e Scully investigam a misteriosa morte do Homem Jacaré, mais uma na série de assassinatos das "atrações" do circo que já ocorrem há 28 anos. Todo tipo de esquisitice encontrada em Freak Shows dá a cara em "Humbug". De irmãos siameses deformados a homens que comem todo tipo de coisa (todo tipo, mesmo). O episódio tem certo ar cômico, mas que serve muito bem e deixa tudo ainda mais assustador: O desfecho é asqueroso e engraçado ao mesmo tempo. O ator Michael J. Anderson, conhecido pelo papel do anão em Twin Peaks, faz uma ponta como Mr. Nutt, proprietário de um trailer park.

"Calusari" - 2ª temporada, episódio 21

A segunda temporada é disparada a mais sombria de toda a série, não à toa é a campeã de aparições em nossa lista. Logo de cara temos a morte de um bebê, atropelado por um trem enquanto perseguia um balão. Esse teaser de abertura já instaura um clima extremamente pesado, que serve como fio condutor para toda a instigante trama e o desfecho impressionante. A imagem do irmão mais velho do garotinho, que se mostra extremamente frio diante da tragédia, não sai da cabeça. Uma avó feiticeira, possessão demoníaca, espíritos malignos e mitologia romena dão à tona do episódio.

"Home" - 4ª temporada, episódio 02

"Home" marcou o retorno dos roteiristas Morgan e Wang, em um episódio pesadíssimo, facilmente o mais chocante e perturbador de Arquivo X. Um dos motivos: Não há nada de sobrenatural aqui. Apenas o lado mais obscuro e primitivo do ser humano sendo exposto de maneira visceral. Mulder e Scully investigam a morte de um bebê totalmente deformado, enterrado vivo nos arredores de uma fazenda pertencente à família Peacock, que vive lá desde a época da Guerra Civil Americana. Sem água encanada e sem eletricidade. A história envolve incesto, assassinatos a sangue frio e decapitações. As cenas são fortíssimas e a atmosfera é angustiante. Em alguns momentos lembra "O Massacre da Serra Elétrica" original. Foi o único episódio de Arquivo X obrigado a alertar os espectadores sobre o teor violento, o famoso "viewer discretion is advised".

Comentários (1)

●•● Yves Lacoste ●•● | quarta-feira, 01 de Abril de 2015 - 14:04

O episódio "Ice" msm, eu considero o melhor de todos, por lembrar de O ENIGMA DE OUTRO MUNDO!!!

Faça login para comentar.