Saltar para o conteúdo

Notícias

Game of Thrones - S0510 - Mother's Mercy

Se a quinta temporada começou em ritmo lento, isso foi compensado com a trinca final de episódios, uma brutalidade atrás da outra. Nesta Season Finale, os roteiristas deram uma chacoalhada em cada um dos núcleos da série, encerrando alguns plots e deixando algumas pontas soltas, por isso vamos por partes.

Arya conseguiu dominar a técnica dos homens sem rosto, e como já esperado pelos indícios do episódio nove, se aproveitou dos impulsos pedófilos de Sor Meryn para assassiná-lo brutalmente em uma cena violentíssima. Finalmente a garota riscou o primeiro nome de sua lista, mas fugiu de sua missão original, de matar o homem do porto. Óbvio que Jaqen descobriria, e o castigo de Arya foi ficar temporiaramente cega. Esse plot continua sendo um dos melhores e mais promissores para o futuro da série.

Incrível como foi criada uma gigantesca expectativa em torno de Stannis de que seria ele o responsável por varrer os Bolton de Winterfell. Um dos personagens mais odiados até então, começou a demonstrar certo carisma após suas passagens na Muralha e a cena marcante com Shereen, onde ele confessa o amor e afeição pela filha. Tudo isso foi por água abaixo com o sacríficio da menina no episódio 9, em um ato de desespero. Com grande parte de seus homens abandonando o posto, o exército de Stannis foi massacrado por Ramsey, e o último dos Baratheon foi morto por Brienne, vingando seu mestre Renly. Sansa, que tinha esperança de ser resgatada, acabou se dando mal (de novo) e salvou-se graças a ajuda de Theon, que parece finalmente ter deixado Reek de lado.

O núcleo de Dorne foi um dos mais esperados da temporada e também a maior decepção. Em uma trama confusa e mal escrita e que no fim das contas acabou com a morte de Myrcella. Alguém ainda tem dúvidas de que Tyrion é o melhor personagem de toda essa história? Para nossa felicidade, a dupla com Varys foi refeita, resultando nos diálogos geniais de sempre. Com Daenerys sumida, o duende assumirá o governo de Meereen, com a missão de parar uma guerra civil e restaurar a paz na cidade. Dany foi levada por Drogon e ficou completamente sozinha e indefesa. A Khaleesi terminou a quinta temporada cercada por uma legião de Dothrakis, deixando seu futuro completamente aberto.

E então chegamos a Porto Real, na cena mais forte e impactante da temporada e que entra para a coleção dos momentos marcantes de GoT. Cersei se ajoelhou e confessou seus pecados (alguns) diante do Alto Pardal. O Septão permitiu que ela voltasse para casa, desde que passasse pela expiação. O que se seguiu foi um festival de degradação e humilhação pública. A rainha mãe teve seu cabelo raspado, e sofreu um verdadeiro calvário, caminhando nua até a Fortaleza Vermelha, sendo hostilizada e xingada pela multidão. Fiquei impressionado com a coragem de Lana Headey em fazer uma cena dessa, mas dias depois foi revelado que ela usou uma dublê de corpo.

Foi na Muralha que aconteceu o momento mais polêmico da temporada, irritando e chocando milhares de fãs. Após Sam e Gilly deixarem Castelo Negro rumo à Vilavelha, Jon Snow acabou morto em uma emboscada armada por seus inimigos dentro da Patrulha, com o pequeno Ollie desferindo o golpe final. Mas um detalhe importante pode indicar qual será o destino do bastardo Stark: Melissandre abandonou Stannis antes da batalha em Winterfell, e retornou à Muralha. Teorias apontam que ela usará os poderes de sacerdotisa do fogo para reviver Jon.

Game Of Thrones finalmente chegou ao mesmo ponto dos livros, ou seja, o futuro da história é imprevisível. A sexta temporada, que deve estrear em abril de 2016 provavelmente será junta do sexto livro. Vai ser interessante ver os acontecimentos do livro e da série serem revelados paralalemente, e quem sabe, até serem diferentes, já que a quinta temporada foi considerada a ruptura entre o show e a saga literária.

Comentários (4)

Adriano Augusto dos Santos | quinta-feira, 13 de Agosto de 2015 - 12:09

O desfecho de Stannis foi decepcionante.
Tanto armaram uma batalha e tal e ela nem foi mostrada.

Era um personagem muito importante. Não deviam ter desfeito dele. É um bloco que se perdeu.

Raphael da Silveira Leite Miguel | sexta-feira, 21 de Agosto de 2015 - 10:55

Esse objetivo de Arya, eu chego a pensar que talvez seja o que ela realmente fez, acredito que Jaqen já previa que aquilo fosse acontecer.

E se Stannis tivesse a tropa que tinha no começo da temporada, tinha sim varrido os Bolton do mapa.

E o núcleo de Dorne ficou muito aquém das expectativas mesmo, nem a morte de Myrcella trouxe mais luz a ele.

No núcleo de Daenerys, fica a expectativa pelo reencontro com os dothrakis, ela vai se dar mal no começo, mas acredito que vai dar a volta por cima no fim das contas.

E a cena de Cersei foi com certeza, das melhores da série, ajudando a tirar um pouco da chateação que foi essa temporada.

E na Muralha, acredito que Snow retorna dos mortos, e quem sabe de qual lado ficará depois disso... Caminhantes brancos? Stark's?

A maior expectativa (e o maior medo também) é pela nova temporada, que é uma faca de dois gumes por ser um conteúdo inédito que não terá o acompanhamento do autor. Será que darão conta de manter a qualidade.

Geovane Santos | sexta-feira, 21 de Agosto de 2015 - 19:02

Extremamente entristecido ao saber que Lana Headey usou dublê de corpo...desconhecia essa informação!

Quando vi a morte de Jon já imaginei ele renascido pelos white walkers.

Raphael da Silveira Leite Miguel | terça-feira, 25 de Agosto de 2015 - 00:16

Acho que ele será renascido pela Melisandre e vai começar o plano de vingança contra os que lhe trairam na muralha e que mataram seus familiares. Pra lutar do lado dos WW, só virando um.

Faça login para comentar.