Impagável, perfeito, raro não há adjetivos para essa obra prima de Hitchcock.
Conheço dois filmes que contam basicamente com um cenário, com pouca duração e elenco reduzido um é Janela Indiscreta e o outro é Doze homens e uma sentença e isso só reforça a minha teoria de que não precisa de extravagancias para se obter um filme de primeira, pois ambos são fenomenais.
Hitchcock é perfeccionista e detalhista ao extremo, filma cada detalhes do apartamento de Jeff para que não haja certos tipos de questionamentos, como por exemplo: Por que as janelas dos vizinhos estavam sempre abertas? Hitchcock mostra o termômetro dando a entender que o calor era intenso, outra prova disso é um casal que constantemente coloca do colchão na sacada para dormir.
Jeff um fotografo competente se vê obrigado a ficar de "molho" por algumas semanas em seu apartamento, em razão de um acidente que sofreu enquanto trabalhava, Jeff arriscou sua vida para conseguir uma fotografia perfeita no melhor ângulo, resultado disso foi uma perna quebrada. Com isso ele passa receber os cuidados diários de Stella personagem de Thelma Ritter, Stella está sempre pegando no pé de Jeff pedindo para ele deixar de cuidar da vida alheia e que qualquer hora alguém vai pegar ele bisbilhotando na janela, uma frase recorrente de Stella é "iii Trouble" traduzindo "Lá vem encrenca" ao ver Jeff observado o comportamento de todos através da janela.
Jeff tem uma namorada chamada Lisa interpretada pela maravilhosa e linda Grace Kelly, Jeff vive colocando empecilhos para se casar com Lisa por com receio de não poder bancar seus vestidos de grife e sustentá-la com luxos.
Com tempo Jeff passa observar um certo comportamento estranho no apartamento de um vizinho, viu o homem saindo de casa quase 2 horas da manhã em uma noite chuvosa com uma mala e voltando perto das 3 horas da manhã com a mesma mala e meio tenso, Jeff acha meio estranho mas volta a cochilar em sua cadeira de roda, mas ele vê a mesma cena se repetir por 3 vezes e passa a desconfiar que o marido tenha matado a própria, pelo fato de não ver mais a esposa no apartamento ainda mais que ela estava acamada.
Jeff passa a investigar da janela todas as ações do vizinho, com olhar clínico ele consegue observar ligações interurbana constantemente como se tivesse pedindo conselho para alguém, começa notar que o vizinho tem um facão e serra dentro o apartamento e com isso deduz que o mesmo esquartejou a esposa, só não faz ideia de onde esteja o corpo.
Logo Jeff entra em contato com um amigo o Detetive Doyle e conta o que vem ocorrendo no apartamento da frente.
Doyle resolve investigar o caso, mas acredita que tudo não passa de um achismo de Jeff, as vezes pensamos que é uma coisa e na realidade é outra.
Ao investigar o caso Doyle descobre que a esposa de Thorwald está de viagens e que deixou um bilhete dizendo ao marido que chegou bem, o síndico do prédio diz ter visto o casal saindo de malas prontas, Jeff sugere que Doyle vá até a estação de trem verificar se há alguma passagem comprada em nome da Sra Thorwald e pede para o mesmo verificar o conteúdo de uma caixa enorme que foi despachada do apartamento, pois acredita que dentro dela esteja o corpo da mulher.
Doyle verifica tudo e diz que o homem é inocente, confirmou que comprou as passagens e que na caixa havia apenas as roupas da SraThorwald, Doyle satiriza Jeff dizendo para ele parar de cuidar da vida dos outros, Jeff retruca dizendo que ele vai recorrer a um investigador melhor.
No fim das contas ele acaba acreditando que tudo não passou de um grande mal entendido e acaba meio que se convencendo da inocência do vizinho.
Até que em uma noite a calmaria do condomínio é quebrada por um grito de desespero de uma mulher do apartamento da frente por ver seu cachorro estrangulado no jardim do condomínio, o grite é tão grande que todos saem na sacada para ver o que está acontecendo, e Jeff nota que o único que não manifestou interesse na morte do cachorro é justamente o Sr Thorwald com isso Jeff volta a crer ainda mais que está certo quanto ao assassinato.
Depois desse ocorrido o filme começa chegar em seu momento final de tensão impossibilitando o espectador sair da frente da tela, o suspense aumenta é de dar arrepios quando Jeff está sozinho em seu apartamento e a sombra de um homem se aproximada de sua porta, o olhar desesperador que James Stewart expõe, traduz a tensão que sentimos ao depararmos com essa cena emblemática.
James faz de seu personagem Jefferies um voyeur inesquecível, demonstrando que para ser um fotojornalista competente é necessário ir além de seus limites é não se dar por convencido e muito menos vencido, é necessário ser curioso e detalhista para chegar aonde a lente de uma máquina não alcance.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário