Saltar para o conteúdo

Notícias

5 filmes e séries para quem é apaixonado pelo setor da beleza

Imagem de DennisVonDutch por Pixabay

A auto-estima é um tema que transcende gerações. Desde os povos mais antigos, as pessoas sempre buscaram se embelezar e tornar a aparência mais atraente. Antes, as maquiagens eram feitas de materiais mais básicos, e não havia a tecnologia atual. Porém, os produtos usados já dão uma ideia de que outras sociedades também buscavam se sentir bem consigo mesmas.

Atualmente, as pessoas têm muitas opções para mudar o visual, incluindo produtos para disfarçar imperfeições, batons, sombras, delineadores e muito mais. Além dos cosméticos que o público conhece, sempre há novidades, principalmente perto das datas comemorativas, como pode ser visto na revista Natura Natal 2022. A marca brasileira está sempre adicionando itens às linhas para agradar a todos os públicos, sejam pessoas de pele clara, escura, mulheres ou homens.

No cinema não é diferente. De tempos em tempos aparecem obras que mostram o dia a dia de quem atua nesse segmento ou de quem precisa ter um cuidado especial com a aparência. Confira a seguir exemplos de histórias que retratam essa questão!

1 - Glow Up

No melhor estilo reality show, Glow Up é uma competição de maquiadores. Para se destacar os profissionais precisam inovar, mostrar as cores e transformar a aparência das pessoas. O resultado, muitas vezes, é surpreendente para os jurados e os telespectadores.

2 - A Vida e História de Madam CJ Walker

A série A Vida e História de Madam CJ Walker é mais do que um retrato do mercado de beleza, é também a biografia de uma mulher que venceu barreiras para conquistar o próprio império. Na história, Madam é uma americana negra que fez fortuna depois de criar uma linha de produtos para cabelos afro.

Vale notar que, ao contrário de hoje, até alguns anos existiam poucos cosméticos para cabelos que não fossem lisos ou ondulados. Pensando nessa necessidade, a empresária foi em frente e revolucionou o mercado de beleza.

3 - Felicidade por um fio

De título sugestivo, esse filme tem tudo a ver com o que se propõe. Na trama, uma publicitária de sucesso tem tudo sob controle para se sentir bem: um emprego estável, um namorado amoroso e uma rotina organizada.

Porém, ela não espera que terá uma desilusão, que a fará repensar alguns aspectos da sua vida e até a mudar o visual. Para a protagonista, a aparência dos fios envolve traumas da infância e questões de autoestima.

4 - O homem elefante

Clássico do diretor David Lynch e estrelado por John Hurt e Anthony Hopkins, O homem elefante mostra a história real de um homem que viveu no final do século XIX com uma condição rara. Por conta da doença, o protagonista teve o rosto totalmente desfigurado, e precisou de mais do que força de vontade para lidar com a própria aparência.

Para quem assistiu e se emocionou com Extraordinário, vale a pena também ver essa obra. Além da história em si, é interessante pelo formato, já que é um filme em preto e branco da década de 1980.

5 - Pequena Miss Sunshine

No filme Pequena Miss Sunshine, a menina Olive sonha em participar de um concurso de beleza, mesmo sem entender que ela não se encaixa nos padrões de outras jovens. Ainda assim, a família a incentiva a ir em busca do sonho, e viaja com ela até a cidade da competição. Considerado uma trama de humor leve, o filme traz uma mensagem positiva sobre aceitação e padrões sociais, afinal, todos podem se sentir bem com a própria aparência independentemente das outras pessoas.

Esses foram alguns exemplos de como a questão da aparência e da autoestima é retratada em algumas obras cinematográficas. Para quem ainda não viu, é interessante dar uma chance a essas histórias, que podem ser divertidas e emocionantes ao mesmo tempo.

Comentários (0)

Faça login para comentar.